Sem previsão de alta, Ricardo Teixeira tem diverticulite simples confirmada

Sem previsão de alta, Ricardo Teixeira tem diverticulite simples confirmada

Tratamento do presidente da CBF será apenas clínico, sem a necessidade de cirurgias

Correio do Povo

Sem previsão de alta, Ricardo Teixeira tem diverticulite simples confirmada

publicidade

O Hospital Pró-Cardíaco confirmou na manhã desta sexta-feira o diagnóstico de diverticulite em Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). De acordo com boletim médico divulgado esta manhã, o estado do dirigente é considerado estável e não há previsão de alta. O tratamento de Teixeira será apenas clínico, sem a necessidade de cirurgias. A manutenção dele no hospital se deve à idade avançada (64 anos) e ao histórico de problemas cardíacos - em 2001 e em 2004 ele passou por angioplastias. As informações são do portal R7.

Ricardo Teixeira foi internado no início da noite dessa quinta com fortes dores abdominais. Ele passou a noite bem e já foi transferido da emergência para o quarto. O dirigente não tem nenhum tipo de restrição em sua dieta. A diverticulite é um infecção do intestino nervoso que provoca dores abdominais e febre devido à obstrução por algum alimento não digerido ou até mesmo por fezes. Em casos severos, o problema pode levar o paciente à morte.

Doença cresce nos anos 80

Nos anos 80, a doença ganhou destaque no Brasil por ter sido apontada oficialmente como a causa da morte de Tancredo Neves em 21 de abril de 1985. Em janeiro daquele ano, o político mineiro foi eleito presidente por meio do voto indireto no colégio eleitoral, mas não tomou posse e foi substituído pelo então vice-presidente, José Sarney.

Outro caso famoso de diverticulite é de Fidel Castro, que se afastou do cargo de presidente de Cuba em 2008 por conta da doença. No mundo do esporte, o paciente de diverticulite mais conhecido é o lutador de MMA Brock Lesnar. Devido ao problema, o peso-pesado precisou ficar afastado dos octógonos entre 2008 e 2009. Este ano, ele voltou a ter uma crise e não pôde enfrentar o brasileiro Júnior Cigano no UFC 131, realizado em junho, no Canadá.

Ricardo Teixeira, de 64 anos, também possui histórico de problemas cardíacos. Em 2001 e 2004, ele chegou a ser submetido a angioplastias (desobstrução de artérias). Enquanto o país vive a expectativa da preparação da Copa do Mundo de 2014, o presidente da CBF passa por momentos de exposição negativa. Teixeira coleciona escândalos e suspeitas de operações fraudulentas e criminosas, desde lavagem de dinheiro à venda ilegal de pacotes turísticos para a Copa no Brasil. Isso irritou a opinião pública e as torcidas, que se organizaram para protestar contra o cartola e pedir sua saída da presidência da CBF, cargo que ocupa há 22 anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895