Sevilla demite Jorge Sampaoli

Sevilla demite Jorge Sampaoli

Equipe está a apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento no Campeonato Espanhol

AFP

Sampaoli é o novo técnico do Flamengo

publicidade

O Sevilla anunciou nesta terça-feira a demissão do técnico argentino Jorge Sampaoli, depois de não conseguir melhorar o rendimento da equipe, que está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol. "O Sevilla FC rescindiu o contrato com seu técnico, Jorge Sampaoli, após a derrota em Getafe, que voltou a colocar a equipe à beira do rebaixamento", afirmou o clube em comunicado.

O time caiu por 2 a 0 pelo Getafe no último domingo, pela 26ª rodada de LaLiga, somando sua terceira derrota nos últimos quatro jogos do campeonato e precipitando a decisão da diretoria pela demissão. "O fato de a equipe não ter conseguido sair da parte de baixo da tabela desde a sua chegada como técnico e o desempenho nos últimos jogos levaram o clube a tomar esta decisão", explicou o Sevilla.

O clube ressalta que o objetivo da demissão é buscar uma "reação" nas últimas 12 rodadas da competição. O Sevilla agradeceu a Sampaoli por seu trabalho e destacou que já está em busca de um novo treinador. Segundo a imprensa local, o escolhido seria o espanhol José Luis Mendilibar, que já teve passagens por equipes como Eibar, Osasuna e Athletic Bilbao.

"Cabeça erguida"

"Tenho que dizer adeus a uma cidade e a cores que levo no meu coração", afirmou Sampaoli em uma carta publicada em suas redes sociais, na qual diz que sai de "cabeça erguida pela atitude em todos os momentos, porque estamos nas quartas de final da Liga Europa e porque nos esforçamos muito para levar esta história adiante".

Sampaoli, cujo contrato ia até 2024, tinha chegado em outubro do ano passado para substituir Julen Lopetegui, iniciando uma segunda etapa no clube, após sua passagem de julho de 2016 a maio de 2017, quando foi chamado pela seleção argentina, com a qual caiu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018. "Quando me chamaram para voltar, pensei que era uma boa opção para encerrar uma primeira etapa que, de alguma maneira, tinha ficado aberta", lembrou o treinador.

Sampaoli chegou a Sevilha com a missão de reconstruir uma equipe, que naquele momento tinha conquistado apenas cinco dos 21 pontos possíveis no Espanhol, sofrendo com as lesões e a saída na janela de transferências anterior de jogadores importantes, como os zagueiros Jules Koundé e Diego Carlos. Mas cinco meses depois, o argentino deixa o clube sem conseguir repetir os resultados de sua passagem anterior, quando levou o Sevilla à quarta posição de LaLiga e às oitavas de final da Liga dos Campeões.

Demissão esperada

Sampaoli é demitido depois de dirigir a equipe em 19 jogos no Espanhol, dos quais venceu apenas seis, empatou cinco e perdeu oito, resultados que deixaram o clube na 14ª posição da tabela, apenas dois pontos acima do Valencia, que abre a zona de rebaixamento. "Nem sempre o futebol nos devolve com alegria a insônia que dedicamos a ele", lamentou nesta terça-feira o técnico argentino.

Nas competições internacionais, o Sevilla caiu da Champions para Liga Europa, onde Sampaoli conseguiu a classificação para as quartas de final, fase em que tem pela frente o Manchester United, que já eliminou Barcelona e Betis do torneio.

Campeão da Copa América como treinador do Chile em 2015 e com passagens por Santos e Atlético-MG no Brasil, Sampaoli passou a segunda-feira esperando uma decisão da diretoria do Sevilla após a derrota de domingo, afirmou a imprensa local. Segundo os jornais espanhóis, as negociações em torno da multa rescisória adiaram o anúncio de sua saída para esta terça.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895