Técnico de medalhista bielorrussa admite ter dopado atleta

Técnico de medalhista bielorrussa admite ter dopado atleta

Participante perdeu medalha de ouro no arremesso de peso na Olimpíada por doping

AFP

Atleta foi indicada a melhor do ano

publicidade

Alexander Yefimov, técnico da bielorrussa Nadezhda Ostapchuk, que perdeu a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Londres por doping, foi suspenso por quatro anos por dopar a atleta sem o conhecimento dela, anunciou a Agência Antidoping de Belarus. "O treinador Yefimov confessou ter adicionado metenolona, um produto proibido, na comida de Ostapchuk, já que estava preocupado com os resultados ruins dela com a aproximação dos Jogos", afirmou o presidente da agência, Alexander Vanhadlo.

"Yekimov afirmou que atuou no centro de treinamentos de Belarus sem o conhecimento de Ostapchuk poucos dias antes dos Jogos", completou. Nadezhda, de 31 anos, foi suspensa por um ano. A bielorrussa, campeã do mundo em 2005, surpreendeu a todos em Londres ao vencer a prova com um arremesso de 21,36 metros, superando a grande favorita, a neozelandesa Valerie Adams (20,70 metros), campeã olímpica em 2008 e tricampeã do mundo, invicta há dois anos, e a russa Evgeniia Kolodko (20,48 m).

O Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou a medalha de ouro de Nadezhda e a atribuiu a Valerie. Ela, que havia sido quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e terceira em Pequim-2008, recebeu indicação para o título de atleta do ano, concedido pela Federação Internacional de Atletismo.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895