"Todos nós caminhávamos sem rumo", diz prefeito de Chapecó ao relembrar luto

"Todos nós caminhávamos sem rumo", diz prefeito de Chapecó ao relembrar luto

Luciano Buligon relembra reconstrução da cidade, um ano após a morte de 71 pessoas

Marco Aurélio Ruas

Todos nós caminhávamos sem rumo, diz prefeito de Chapecó ao relembrar luto

publicidade

Ao completar um ano, a tragédia da Chapecoense representa uma fonte de dor, amor e solidariedade para a população de Chapecó. De acordo com o prefeito do município catarinense, Luciano Buligon, assim como o clube, a cidade também teve de se reconstruir. “Todos nós estávamos vivendo aquele sonho”, afirmou. “Depois, era uma letargia. Caminhávamos sem ter um rumo”, relembra o prefeito, a respeito dos primeiros dias após a tragédia.

Se a notícia arrebatou o Brasil e o mundo, levou os chapecoenses a um luto sem precedentes. “Nos primeiros dias de dezembro, na produção industrial, nos serviços, houve uma diminuição considerável. Foi típico de um momento de tragédia”, resumiu.

As primeiras razões que levaram à reconstrução não demoraram a surgir. A palavra mais repetida pelo prefeito é solidariedade. “Com o tempo, e a solidariedade, fomos nos reconstruindo. Começamos o ano imbuídos do conceito de resiliência. Ao longo do ano, principalmente depois daquelas manifestações de solidariedade de todas as partes do mundo, especialmente Medellín, nos deram força para que começássemos a nos reerguer”, relata.

A parceria com a cidade colombiana, consagrada em lei, não para de gerar novas ações, como presentes de obra de arte e outras. “Somente eu sei o carinho que recebi naquele momento duro quando estávamos lá. Eu vim com os corpos e, a todo momento, as pessoas nos abraçavam. Teve um médico no necrotério que partiu um sanduíche e me deu a metade. Aquilo que o mundo viu na TV, nós sentimos de perto”, contou Buligon.

Durante o dia de ontem, dois artistas imortalizaram as 71 vítimas com pinturas nos muros da Arena Condá. As ações para lembrar a tragédia entraram a madrugada. Uma procissão seria realizada à meia-noite e, à 1h15min, horário da queda do avião, os sinos da igreja matriz ecoariam pelas ruas da cidade.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895