Vasco derrota o arquirrival Flamengo e vence a 1ª no Brasileirão

Vasco derrota o arquirrival Flamengo e vence a 1ª no Brasileirão

Equipe comandada por Celso Roth fez 1 a 0 e time deixou a lanterna do campeonato

Lancepress

publicidade

Celso Roth foi absolutamente prático em sua estreia pelo Vasco, pois o que interessava, na realidade, era obter a primeira vitória no Brasileiro. Assim, contrariou a lógica do time grande, e o fez jogar como pequeno: pôs o time atrás, marcou um gol, segurou o resultado de 1 a 0 e quebrou dois tabus: ganhou enfim no Brasileiro e derrotou o Flamengo pela primeira vez no campeonato desde 2006. Ambos, porém, permaneceram abraçados no indigesto Z4. O Rubro-Negro tem apenas sete pontos, enquanto o Cruz-Maltino deixou a lanterna, mas ainda soma somente seis pontos.

O Vasco entrou colocando em prática uma estratégia previsível, recuado para apostar nos contra-ataques, bloqueando a dificuldade que o adversário tem habitualmente para superar as suas limitações. Na realidade, não seria exagero afirmar que os dois times são fracos, como se pode observar na tabela. Mas os cruz-maltinos conseguiram aproveitar melhor as deficiências do Flamengo, por isto abriram o placar logo aos 15 minutos. Madson passou com facilidade por Anderson Pico, que caminhava em campo, foi à linha de fundo e cruzou para Reascos, cabecear de peixinho no meio da área, sem ser incomodado.

O Vasco permaneceu atrás, dando a posse da bola ao rival, mas nada digno de registro ocorreu até o fim do primeiro tempo, pois se o time de São Januário errou as tentativas de sair em velocidade, o da Gávea não acertou um único chute na direção de Charles.

O Flamengo voltou para a etapa final com Alan Patrick no lugar de Anderson Pico, que só recebia vaias, deslocando Éverton para a lateral-esquerda. E procurou esboçar uma reação, que esbarrava sempre na marcação exercida pelo Vasco a partir de seu campo. A equipe de Celso Roth estava de tal forma recuada que o próprio técnico procurou torná-la mais ofensiva, pelo menos nas substituições que fez entre os 12 e 14 minutos, trocando Jhon Cley e Reascos respectivamente por Rafael Silva e Thalles. Cristóvão Borges lançou Marcelo Cirino e Paulinho, e no entanto, manteve os três volantes. De qualquer jeito, ao ver o Flamengo com três atacantes, pôs Lucas no meio, aproveitando que Gilberto saiu machucado.

Mas o fato é que a bola continuou apanhando, tantos os erros de passes, e os chutões da zaga cruz-maltina. Aos 34, vejam só, o time da Gávea conseguiu pela primeira vez levar perigo a Charles, concluindo forte para ótima e oportuna defesa do goleiro. Sem opção, dada a ausência da criatividade, o Flamengo passou a levantar bolas na área, transformando definitivamente a partida num espetáculo paupérrimo.

Mas a vitória do Vasco foi de grande importância, para a sua sequência no campeonato. E o Flamengo foi trágico. Na próxima rodada, quarta-feira, o Rubro-Negro visita o Joinville, em Santa Catarina, enquanto o Cruz-Maltino recebe o Avaí, em São Januário.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895