Exportações de móveis ganham força

Exportações de móveis ganham força

Com US$ 68,5 milhões em produtos acabados vendidos ao exterior no penúltimo mês do ano passado, setor cresceu 10,4%

Correio do Povo

Setor cresceu no último trimestre e tendência é manter desempenho este ano

publicidade

As exportações brasileiras de móveis e colchões tiveram aumento em novembro, reafirmando previsões um pouco mais favoráveis para o fechamento de 2023 compartilhadas recentemente pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Com 68,5 milhões de dólares em produtos acabados vendidos ao exterior no penúltimo mês do ano passado, o setor registrou incremento de 10,4% em comparação com outubro. Os indicadores fazem parte de levantamento do Iemi com base nos dados oficiais da Balança Comercial brasileira para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa idealizada pela Abimóvel em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Em recente declaração, o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, destacou a importância desses números. “O crescimento observado em outubro e novembro demonstra novo ânimo no comércio exterior ao final do ano passado, trazendo melhores perspectivas para a indústria moveleira no início de 2024. Por isso mesmo a necessidade de se manter atualizado em relação aos indicadores do setor, com os estudos disponibilizados por meio do Brazilian Furniture, sendo cruciais no planejamento estratégico das empresas associadas ao projeto”, analisou.

De fato, a tendência de crescimento observada no último trimestre do ano passado é não só influenciada pelas dinâmicas no mercado brasileiro e global, como também se mostra como um reflexo direto das estratégias adotadas pelas indústrias brasileiras do setor, que têm se concentrado em inovação, gestão sustentável, design integrado à indústria e na expansão de mercados por meio da participação em ações e em feiras internacionais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895