‘Fala RS’ vai traçar o panorama do momento

‘Fala RS’ vai traçar o panorama do momento

Projeto do Correio do Povo em parceria com o Instituto Methodus terá o seu primeiro caderno publicado segunda-feira

Correio do Povo

A busca por novas saídas em meio à crise gerada pelo Covid-19 tem se tornado cada vez mais importante

publicidade

O Correio do Povo, em parceria com o Instituto Methodus, publica, a partir de segunda-feira, o projeto “Fala RS”, que contempla cadernos especiais ao longo das próximas semanas, uma editoria própria no site do CP e podcast com os destaques do projeto. O objetivo é mostrar um panorama dos efeitos da crise em consequência da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e, principalmente, quais as possíveis saídas para que o Estado tenha sucesso na retomada. O projeto tem o apoio da Assembleia Legislativa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na primeira edição, que será publicada na segunda-feira, o foco está em uma extensa pesquisa realizada pelo Instituto Methodus junto a 70 prefeitos, de todas as sete mesorregiões do Estado. “Eles são a linha de frente no combate à Covid-19, são as pessoas que estão tomando decisões que impactam o desenvolvimento econômico diretamente”, afirma José Carlos Sauer, diretor do Instituto Methodus e um dos coordenadores técnicos do projeto, ao lado de Marcello Beltrand, diretor da MVB Consultoria. “Com a pesquisa, conseguimos desenhar um perfil mais completo do que o novo coronavírus vem causando nos municípios”, completa Sauer.

Em um cenário no qual tanto o Governo Federal como o Governo Estadual encaram problemas financeiros decorrentes da pandemia, cresce o peso das decisões mais locais, daí a importância da visão dos prefeitos. “O desenvolvimento local nestas situações é mais efetivo do que grandes ações federais ou estaduais”, afirma o presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, que prega ainda a necessidade de novas saídas: “Soluções normais em situações anormais têm 100% de chance de dar errado”, completa.

No segundo caderno, o foco passa a ser um olhar sobre diversos setores da economia gaúcha, desde a indústria e o comércio, até saúde e tecnologia, e como estão se comportando em meio à crise da Covid-19. Já o terceiro caderno será voltado para o registro de casos que vêm se mostrando de sucesso ao lidar com um momento tão delicado e ainda assim encontrar saídas. “Vamos apresentar um conjunto de empresas que deram a curva na crise. São empresas de pequeno, médio e grande porte que iniciaram movimentos de reconfiguração de negócios, seja mudando seus produtos, lançando outros, buscando novos clientes ou investindo em pesquisa, por exemplo”, adianta Beltrand.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895