Feevale prepara novidades e adota curso por módulo

Feevale prepara novidades e adota curso por módulo

Período de inscrições aos cursos presenciais é de 30/10 a 6/12. Já para Medicina, as inscrições vão até 17/10

Correio do Povo*

Estrutura em campi e aporte pedagógico favorecem a aprendizagem

publicidade

Para o ano acadêmico 2024, a Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo, prepara novidades. Se referem, especialmente, à reformulação e atualização dos currículos presenciais, que enfatizam a construção de competências, pensando na demanda de mercado, com vistas à atuação profissional nas mais diferentes áreas.

A proposta busca inovação e inserção, tanto nos ensinos presencial como a distância (EAD) da Feevale. E atendem o campus e os polos de ensino, que funcionam em mais de 10 cidades gaúchas, localizadas no Vale do Sinos, no Vale do Paranhana, na Serra Gaúcha e, até, no exterior, com um polo na China.

Angelita Renck Gerhardt, pró-reitora de Ensino da Feevale, revela que a oferta de cursos deixará de ser por disciplinas e créditos, para ser por módulos. Os ingressantes neste vestibular, portanto, já adotam a nova modalidade, que enfatiza o trabalho por competências, e com pré-requisitos já inseridos no próprio módulo, facilitando e flexibilizando os estudos. Os cursos seguem a duração legal da respectiva diretriz nacional e serão integrados gradativamente em todos os cursos presenciais. E os alunos que têm estudos por disciplina seguirão neste formato, até a conclusão do curso.

Com mesmas datas de inscrições e provas, com exceção para Medicina, este concurso disponibiliza vagas em 38 cursos presenciais; e 18 digitais, nos 10 polos no RS e na China. O período de inscrições aos cursos presenciais é de 30/10 a 6/12; a prova será em 9/12. A seleção é por Redação e prova objetiva da Feevale; ou aproveitamento de nota do Enem. Já para Medicina, as inscrições vão até 17/10.

Diferenciais

Entre os diferenciais apresentados pela Feevale, Angelita lembra que além de trabalhar com ciência, tecnologia, práticas, pesquisas, parcerias com empresas ou projetos voltados ao mercado, o estudante tem à disposição uma atualizada estrutura acadêmica – como laboratórios, biblioteca ou ambientes de aprendizagem – e, ainda, todo o aporte e acesso ao volume de conteúdo digital, como enriquecimento e reforço, “garantido qualidade à presencialidade, por meio de práticas, acompanhamento e projetos que resolvam problemas reais”. Além disso, a pró-reitora lembra que a Feevale conta com estrutura de apoio complementar, com aporte presencial e digital, para facilitar, enriquecer ou mesmo recuperar conteúdos e aprendizagens. 

Ela cita o Programa de Nivelamento, que presta apoios, atendimento a dificuldades específicas e incremento a conteúdos e aprendizagens que o aluno precisa maior ênfase para seguir estudos em sua área. Envolve professores da graduação, que auxiliam a recuperar defasagens do Ensino Médio, e colegas monitores. A adesão pode ser por encaminhamento ou convite do professor; ou via solicitação do próprio estudante.

Para 2024, Angelita adianta que os professores que atuam em nivelamento terão horários mais abertos, espaço de coworking e alunos interagindo em monitorias (ganham bolsa), para facilitar a aquisição de conhecimentos por colegas que apresentam dificuldade. E acrescenta que o quadro funcional é integrado, majoritariamente por mestres e doutores. E as diretrizes educacionais de ponta seguem o modelo da Finlândia.

*Coordenação Geral e Edição: Maria José Vasconcelos | Reportagem e Redação: Ana Julia Zanotto (sob supervisão), Daiana Garcia e Maria José


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895