Fifa adia decisão sobre Copa com 48 seleções no Catar 2022

Fifa adia decisão sobre Copa com 48 seleções no Catar 2022

Presidente quer que definição ocorra antes do início das eliminatórias

AFP

Infantino quer anunciar alteração antes das eliminatórias da Copa do Catar 2022

publicidade

A Fifa adiou para outubro a decisão de ampliar para 48 o número de seleções a partir a Copa do Mundo do Catar 2022, informou neste domingo o presidente Gianni Infantino. A mudança seria votada no congresso da entidade nesta quarta-feira, véspera do início da Copa da Rússia. "O quanto antes melhor, isso deve ser decidido antes dos jogos de eliminatórias", explicou Infantino.

"Por enquanto é prematuro discutir detalhes, a Fifa vai conversar sobre o tema com o país organizador e veremos", acrescentou o mandatário. O comunicado da Fifa indica que "é prematuro discutir (a mudança) no Congresso da Fifa" de quarta-feira.

"Pelo momento, teremos um formato de Copa do Mundo com 32 times', indicou Infantino. A princípio, estava previsto que o primeiro Mundial da história com 48 seleções fosse disputado na edição de 2026. O Congresso da Fifa de quarta-feira vai decidir a sede da Copa do Mundo de 2026, em disputa entre Marrocos e o trio Estados Unidos-Canadá-México.

A Fifa também anunciou uma nova fórmula para a classificação mensal da Fifa, que "entrará em vigor depois da Copa do Mundo da Rússia-2018". "Decidimos mudar um pouco o cálculo, dar mais peso para os jogos oficiais", explicou Infantino.

Em comunicado, a entidade avalia que deve "evitar potenciais manipulações da classificação e oferecer a cada seleção oportunidades equivalentes para escalar no ranking". O cálculo será baseado em métodos "Elo", que é baseado em cálculo estatístico para decifrar a habilidade relativa de cada atleta. A nova fórmula "deve ser colocada em prática na primeira publicação oficial da classificação após a Copa do Mundo". No momento, a Alemanha lidera o ranking, seguida de Brasil e Bélgica.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895