Jeep Renegade segue imutável na qualidade

Jeep Renegade segue imutável na qualidade

Novo motor 1.3 turbo de 185 hps dá torque e consistência para a a direção robusta do SUV com design aventureiro

Renato Rossi

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Foi um dia para avaliar o Renegade 2023 S, cedido pela Savarauto Jeep de Novo Hamburgo. Esta nova geração insere o motor GSE 1.3 turbo com 185 hps. Uma grande diferença para as versões 4x2 do antigo Etorq, que reduzia a performance. Havia maior compatibilidade entre a robusta estrutura do Jeep e performance quando dotado do ruidoso motor 2.0 turbodiesel.

O modelo 2023 tem performance mais consistente graças aos 185 hps e forte torque de 27.5 kgfm. Torque que transita com suavidade pelas nove marchas do câmbio automático. A tração 4x4 não foi exigida em seu potencial no fora de estrada, já que o teste foi realizado sobre o asfalto da BR 116. O Renegade tem no DNA uma excelente dirigibilidade equalizada desde o lançamento em 2016; no nivel elevado de rigidez torsional da plataforma e na manutenção em todas as versões da suspensão traseira multilink.

O Renegade com 4.26m de comprimento, 1.80 m de largura e distância entre-eixos de 2.57m - com 1570 kg, - mostra proporcionalidade nos volumes e design harmônico. Continua sedutor com a mistura de linhas retro e quadradas, com sinuosidades na carroceria. Um design atemporal. O habitáculo é receptivo com ótima ergonomia nos bancos, mas que carecem de comandos elétricos.O Renegade tem detector de ponto cego que é sempre um reforço à segurança ativa. Os retrovisores externos amplos, a grande área envidraçada e o vidro traseiro que não encolhe devido ao teto elevado, são também reforços visuais à segurança ativa. O entre-eixos generoso propicia que quatro pessoas viajem em total conforto, mesmo nas longas distâncias. No bagageiro cabem 320 litros, o que gera criticas de usuários do Renegade. Mas, sinceramente, não se compra carro por porta-malas. É preferível ter um pouco menos de capacidade de carga, mas ter nas mãos um SUV com dirigibilidade superior.

No painel, numa pequena tela, pode-se analisar os efeitos das forças gravitacionais sobre o veículo. Isto lembra ao motorista que, além de seu controle estão as forças físicas que não podem ser ultrapassadas. E há uma lista grande de sistemas eletrônicos que visam a segurança. No resumo, é um dos melhores SUVs médios do mundo. Mais de 100 países confirmam.

PERFORMANCE

Jetta GLI: esportivo família de dois mundos


Foto: Renato Rossi / Especial / CP

O Volkswagen Jetta GLi tem elegante e ameaçadora aparência, típica dos sedans ultravelozes da Audi. É herdeiro desta esportividade discreta expressa no design do grupo alemão. A frente baixa do carro “assentado” ao solo sugere que ao volante as emoções podem ser fortes. Indica que o visual aerodinâmico e tranquilo pode conter “ventos de tempestade”. 

A grade maior contém o friso horizontal vermelho e preto. O parachoque insere o spoiler frontal e há mais uma entrada inferior. Os grupos óticos elipsoidais entram pela lateral e acentuam a esportividade. Pressione o acelerador e os 231 hps e 37.5 kgfm de torque exigem logo sentidos atentos ao que surge: a subida rápida de giros pelo câmbio automático de sete velocidade DSG, que vem da Audi. 

Coloque no modo “Sport”, que encurta as trocas de marchas e exigem o uso dos “paddle shifts”. O GLI não brinca em serviço. Em rodovia, só tem que respeitar limites que estão bem abaixo da esportividade, já que sua velocidade máxima chega aos 225 km/h. O Jetta GSI nas versões anteriores que tinham 11hps a menos mostrou seu potencial nos autódromo de Tarumã e Interlagos, com curvas feitas no limite de aderência e perfeito equilíbrio dinâmico. A esportividade convive com o lado “família e legal”. 

O Jetta GSi é um sedan gentil e delicado no uso urbano. Mas não encham o saco dele, por favor. Que a resposta pode ser o “raio”. A média de consumo em sete dias de utilização foi de 14 km/l. Em rodovia em ida e volta ao litoral a 100 km/h, chegou aos 16 km/l litro. Nada mal para um carro esportivo raiz. 

O interior reflete a sobriedade germânica com refinamento. Predomina o acabamento escurecido em material sensível ao toque, com comandos em preto blihante. O volante podia ser um pouco mais pesado. Mas o Jetta GLi la no fundo de sua alma rebelde, visa a família. Com a direção leve e precisa fica mais amigável a todo tipo de condutor. E o completo sistema de infoentretenimento Volkswagen Play personaliza modos de condução, conecta sistemas de assistência à condução e rastreia o que vai a frente, ao lado e atrás. Tem um nível elevado de inteligência artificial a serviço do motorista.


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