Índia perdeu contato com sua sonda de Marte oito anos depois de ser colocada em órbita

Índia perdeu contato com sua sonda de Marte oito anos depois de ser colocada em órbita

Aparelho custou apenas 4,5 bilhões de rúpias (73 milhões de dólares) para ser lançada

AFP

publicidade

A Índia perdeu contato com seu orbitador de Marte, anunciou a agência espacial indiana, oito anos depois de se tornar o primeiro país asiático a colocar uma sonda em órbita do planeta vermelho. Embora tenha sido "projetado para uma vida útil de seis meses como um demonstrador de tecnologia, a missão Mars Orbiter (MOM) viveu oito anos em órbita e forneceu vários resultados científicos importantes", informou a Agência de Pesquisa Espacial da Índia na segunda-feira (ISRO), em comunicado.

A agência especificou que, após um eclipse em abril, quando a sonda foi cortada da luz solar, seu "propulsor deve ter se esgotado". Concluiu dizendo que "chegou ao fim de sua vida".

A sonda indiana, lançada em 2013, juntou-se às da Rússia, Estados Unidos e União Europeia seis anos antes de a China lançar sua missão Tianwen 1, que inclui um veículo rover na superfície do planeta vermelho. A sonda indiana custou apenas 4,5 bilhões de rúpias (73 milhões de dólares) para ser lançada, em comparação com os 455 milhões de dólares gastos no orbitador de Marte da agência espacial americana Nasa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895