Advertências falsas de ciberataques são enviadas de um servidor do FBI, diz polícia federal dos EUA

Advertências falsas de ciberataques são enviadas de um servidor do FBI, diz polícia federal dos EUA

Departamento ainda não revelou detalhes sobre a forma como os e-mails foram enviados

AFP

Decreto foi instituído nesta sexta-feira

publicidade

Vários e-mails falsos atribuídos ao Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos foram enviados no sábado de um servidor seguro do FBI, confirmou a polícia federal americana.

O FBI (Departamento Federal de Investigação) e a Agência de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA) confirmaram o incidente após relatos de especialistas da organização europeia Spamhaus. "O FBI e a CISA estão a par do incidente desta manhã que envolveu e-mails falsos de uma conta de e-mail @ic.fbi.gov", afirma um comunicado.

"O equipamento afetado foi desconectado pouco da descoberta do problema", acrescenta a nota, que pede à população para "ter cuidado com os remetentes desconhecidos e denunciar qualquer atividade questionável".

O FBI, no entanto, não revelou detalhes sobre a forma como os e-mails foram enviados, se foi alguém que tinha acesso ao servidor ou um hacker. De acordo com a Spamhaus, muitos e-mails foram enviados em duas séries no sábado, a partir de um endereço oficial que é utilizado por muitas agências governamentais.

Algumas mensagens, enviadas em nome do grupo responsável por detectar ciberataques do Departamento de Segurança Nacional, afirmavam: "Urgente, seus sistemas estão em risco". Também advertiram que os destinatários eram alvos de um ataque "sofisticado" por parte de um conhecido grupo que pratica extorsão, de acordo com a Spamhaus.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895