Após queixas de usuários, Instagram deixará de tentar se parecer com TikTok

Após queixas de usuários, Instagram deixará de tentar se parecer com TikTok

Petição para mudança na rede social recebeu milhares de assinaturas

AFP

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O Instagram deixará de lançar recursos rejeitados pelos usuários por alegações de que a rede social quer se parecer muito com o TikTok, de acordo com um relatório do boletim tecnológico Platformer. As irmãs celebridades digitais Kim e Kylie Kardashian foram algumas das usuárias mais ativas postando mensagens esta semana pedindo à empresa para "fazer o Instagram ser o Instagram novamente" e parar de tentar se parecer com o TikTok.

A frase nasceu na plataforma de petição change.org, que na noite de quinta-feira havia recebido mais de 229 mil assinaturas apoiando a iniciativa. "Vamos voltar às nossas raízes no Instagram e lembrar que a intenção por trás do Instagram era compartilhar fotos, pelo amor de Deus", dizia a petição.

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, respondeu à controvérsia no início desta semana com um vídeo no Twitter dizendo que os recursos eram um trabalho em andamento e estavam sendo testados com um pequeno número de usuários.

As mudanças incluem a reprodução de vídeos curtos em tela cheia, como o TikTok, e a recomendação de postagens de estranhos. "Estou feliz por termos arriscado", disse Mosseri em entrevista à Casey Newton, do Platformer. "Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reunir ", acrescentou. "Se não falharmos de vez em quando, não estamos pensando inteligente ou grande o suficiente", disse ele.

Mosseri argumentou que a mudança para mais presença de vídeo aconteceria mesmo que o serviço não mudasse nada, já que os usuários que compartilham e pesquisam vídeos estão aumentando. "Se você der uma olhada no que as pessoas estão compartilhando no Instagram, verá que há cada vez mais uma mudança para o vídeo ao longo do tempo", explicou ele.

O diretor da Meta, Mark Zuckerberg, endossou essa posição durante uma teleconferência na quarta-feira, reforçando que as pessoas estão assistindo a vídeos online cada vez mais. Meta e Google estão entre as empresas que enfrentam crescente concorrência do TikTok pela atenção das pessoas e lançaram suas próprias versões de formatos de compartilhamento de vídeos curtos.


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