Associação Comercial e Porto Alegre e Hub Navi Tecnopuc promovem painel sobre empreendedorismo

Associação Comercial e Porto Alegre e Hub Navi Tecnopuc promovem painel sobre empreendedorismo

O Navi viabiliza a aceleração de novos negócios através de uma metodologia que inclui mentorias e conexões com investidores

Claudio Isaías

publicidade

Como tornar Porto Alegre uma referência internacional em empreendedorismo foi tema de um painel realizado nesta quinta-feira pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) em parceria com o hub Navi Tecnopuc. No debate, realizado no Palácio do Comércio, o secretário municipal de Inovação e Coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, afirmou que para Porto Alegre melhorar é necessário ela se afirmar como uma cidade que fomenta a criatividade e conhecimento. "Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, e aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação", ressaltou.

Segundo Luiz Carlos, o comportamento ou atitude empreendedora está em todos os lugares. "Qualquer pessoa independentemente de credo, raça, idade, gênero, vocação, posição social e financeira, pode ter espírito empreendedor", destacou. 

O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, disse que o primeiro passo para a realização do sucesso de qualquer empreendimento é o querer. "Há muito tempo a ACPA acompanha o desenvolvimento de startups na Capital. Precisamos apoiar e desenvolver ideias e projetos inovadores, mas não só isso, precisamos colocar em prática o conteúdo desses projetos", explicou.

Conforme Pereira, pelas estatísticas muitas startups não conseguem prosseguir porque talvez não tenham um estudo prévio de mercado, não tenham apoio, não sabem quem vai consumir e não tenham a oportunidade de apresentar suas propostas às  empresas. "Através da parceria com a Navi estamos trazendo para a Associação Comercial mais um Hub que vai funcionar no terceiro andar do prédio da ACPA", acrescentou. O gestor de Relacionamento & Negócios do Tecnopuc, Leandro Pompemaier, afirmou que a parceria marca o início de um projeto conjunto para o incentivo de startups que alavanquem o ambiente de negócios na cidade, em especial no segmento do comércio e do turismo.

A mediação do debate “Startup City: como tornar POA uma referência internacional em empreendedorismo'' foi realizado pelo CEO e cofundador do Navi, Rodrigo Leal. Segundo ele, o propósito da parceria com a ACPA é conectar empreendedores, pesquisadores, investidores, estudiosos e interessados na área. " O Hub com certeza apoiará o desenvolvimento de talentos e de negócios de impacto para a sociedade”, explicou. Segundo Leal, o Hub tem o objetivo de ser um elo entre os empreendedores, a comunidade acadêmica e a sociedade.

O Navi viabiliza a aceleração de novos negócios através de uma metodologia que inclui mentorias, conexões com investidores e outros agentes do mercado e aproximação com empresas consolidadas. Além disso, o Hub conecta, por meio de um programa, startups que tenham como diferencial a aplicação da Inteligência Artificial em seus produtos, e que já tenham desenvolvido um mínimo produto viável (MVP), para início de validação com clientes e/ou usuários. Por fim, também é voltado para profissionais que tenham interesse em empreender e acadêmicos que buscam transformar conhecimento em negócios.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895