Ataque hacker não afetou plataforma do Tesouro Direto, diz Ministério da Economia

Ataque hacker não afetou plataforma do Tesouro Direto, diz Ministério da Economia

Ataque foi identificado como ransomware, ou seja, quando há bloqueio a partir da inserção de código, programa ou software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado

AE

publicidade

O Ministério da Economia divulgou nota nesta segunda-feira para esclarecer que o ataque hacker aos sistemas internos do Tesouro Nacional na última sexta-feira, não afetou a plataforma de negociações do programa Tesouro Direto, operacionalizado pela B3. "As compras e vendas continuam podendo ser realizadas normalmente", enfatizou a pasta.

O ataque foi identificado na noite de sexta e, de acordo com o Ministério, medidas de contenção foram aplicadas e a Polícia Federal, acionada.

Durante o fim de semana, a Economia já havia afirmado que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública.

O ataque na rede interna da secretaria foi identificado como ransomware, ou seja, quando há bloqueio a partir da inserção de código, programa ou software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado. Nestes casos, geralmente é solicitado o pagamento de um resgate para que o acesso seja restabelecido.

O pagamento quase sempre é cobrado por meio de criptomoedas, que são recursos financeiros digitais anônimos.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895