China ameaça retaliar Nokia e Ericsson se Huawei for barrada na União Europeia

China ameaça retaliar Nokia e Ericsson se Huawei for barrada na União Europeia

Empresas poderão ser impedidas de enviar produtos fabricados no país para outros destinos

AE

Blarr destacou que já existem propostas na mesa para os EUA "se alinharem" com a Ericsson, uma empresa sueca ou a Nokia da Finlândia

publicidade

Pequim está considerando retaliar as operações chinesas de dois grandes fabricantes europeus de equipamentos de telecomunicações, Nokia e Ericsson, caso os membros da União Europeia sigam EUA e do Reino Unido e impeçam a chinesa Huawei de operar as redes 5G na região, afirmam pessoas familiarizado com o assunto.

O Ministério do Comércio da China está ponderando sobre os controles de exportação que impediriam a Nokia e a Ericsson de enviar produtos fabricados na China para outros países, disseram as fontes.

Na semana passada, o Reino Unido, que deixou a UE no início deste ano, ordenou que suas operadoras de celular parassem de comprar equipamentos Huawei 5G até o final de 2020 e removessem os equipamentos Huawei 5G de suas redes até o final de 2027.

A UE não proibiu a Huawei, mas adotou uma postura mais cautelosa em janeiro, divulgando recomendações de segurança cibernética 5G que os Estados-membros poderiam adotar voluntariamente para restringir a presença da Huawei em cada país. Espera-se publicar em breve um relatório detalhando como seus 27 Estados membros os adotaram.

O Ministério do Comércio Chinês disse na quinta-feira passada que o país tomará as medidas necessárias para proteger os direitos legítimos das empresas chinesas, em resposta à recente proibição da Huawei pelo governo britânico.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895