China critica suas gigantes digitais por práticas "inadequadas"

China critica suas gigantes digitais por práticas "inadequadas"

publicidade

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP


A China anunciou nesta sexta-feira ter repreendido três empresas tecnológicas nacionais por suas práticas inadequadas de coleta de dados de usuários, após uma polêmica sobre a proteção de
informações pessoais. As companhias são a gigante digital Baidu, a plataforma de pagamentos eletrônicos Ant Financial - ligada ao número um nacional do "e-commerce", Alibaba -, bem como o famoso aplicativo Jinri Toutiao, de reúne notícias.

"Essas três empresas usam regras inadequadas para a coleta e uso de dados pessoais de seus usuários e têm uma comunicação insuficiente sobre esse assunto", informou o Ministério chinês de Indústria e Tecnologias da Informação (MIIT) em nota.  Essa é uma advertência rara por parte do regime comunista, que também exerce uma vigilância rigorosa dos conteúdos digitais e dispõe de gigantescas bases de dados com fins de segurança. Os três grupos tecnológicos em questão, cujos diretores foram convocados ao Ministério, "ordenou imediatamente retificar suas práticas" e que informem completamente os seus usuários sobre os dados extraídos, diz a declaração.

Nenhum penalidade foi citada, mas as empresas, de acordo com o MIIT, garantiram que vão fazer investigações internas para "corrigir" esses problemas.  Essa convocação aconteceu pouco depois de uma polêmica no começo de janeiro em torno do Alipay, a primeira plataforma chinesa de pagamento eletrônico, com 520 milhões de usuários. Vários usuários se deram conta que a plataforma tinha lhes registrado, sem avisar, em um serviço de classificação financeira. O dispositivo, criticado por invadir a vida privada das pessoas, foi muito denunciado por internautas chineses.

Fonte: AFP

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895