China vai lançar sonda à Lua em primeira missão desde os anos 1970

China vai lançar sonda à Lua em primeira missão desde os anos 1970

Objetivo é coletar material que possa ajudar os cientistas a entender mais sobre a origem do satélite natural da Terra

R7

Sonda chinesa irá colher materiais no satélite para estudar a formação da Lua

publicidade

A China planeja lançar nesta semana uma espaçonave não tripulada à Lua para coletar rochas lunares nesta que será a primeira tentativa de qualquer país de colher amostras do satélite natural da Terra desde os anos 1970.

A sonda Chang'e-5, batizada em homenagem à antiga deusa da Lua na mitologia chinesa, buscará coletar material que possa ajudar os cientistas a entender mais sobre a origem e a formação da lua. A missão vai testar a capacidade do país de adquirir remotamente as amostras no espaço antes de missões mais complexas.

Se for bem-sucedida, a missão tornará a China o terceiro país a coletar amostras lunares, depois de Estados Unidos e União Soviética décadas atrás.

Desde que a União Soviética fez o pouso forçado do Luna 2 na Lua em 1959 — primeiro objeto de fabricação humana a alcançar outro corpo celestial — alguns outros países, incluindo Japão e Índia, também lançaram missões à lua.

No programa Apollo, que colocou pela primeira vez o homem na Lua, os Estados Unidos pousaram 12 astronautas ao longo de seis voos entre 1969 e 1972, trazendo de volta 382 kg de rochas e solo.

A União Soviética implementou três missões robóticas bem-sucedidas de coletagem de amostras na década de 1970. A última, Luna 24, coletou 170,1 gramas de amostras em 1976 do Mare Crisium, ou "Mar das Crises".

A sonda chinesa, com lançamento previsto para os próximos dias, tentará coletar 2 kg de amostras em uma área anteriormente não visitada em uma planície de lava maciça conhecida como Oceanus Procellarum, ou "Oceano de Tempestades".


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895