Com Musk ao volante, Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico

Com Musk ao volante, Tesla entrega seu primeiro caminhão elétrico

Semi tem sido aguardado desde que Musk revelou um protótipo em 2017

AFP

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A montadora americana Tesla entregou seu primeiro caminhão elétrico, o Semi, construído para enfrentar longas viagens e com o objetivo de revolucionar o mercado emergente de veículos pesados movidos a bateria. "Parece que veio do futuro", disse o proprietário da Tesla, Elon Musk, nesta quinta-feira (1º), ao entregar as chaves do Semi aos executivos da PepsiCo na fábrica da Tesla em Nevada.

Com seu design elegante, o Semi tem sido aguardado desde que Musk revelou um protótipo em 2017. Mas o lançamento da produção em larga escala foi adiado bem além da expectativa inicial de 2019. "É uma loucura tudo que aconteceu em cinco anos (...) mas aqui estamos. É real", expressou Musk.

Outros fabricantes já entraram no mercado de caminhões elétricos: das tradicionais Daimler, Volvo e BYD, às novas empresas, como a americana Nikola.

No entanto, o caminhão que "o mercado estava esperando (...) é o da Tesla", disse Dave Mullaney, especialista em transporte do grupo de especialistas em sustentabilidade RMI.

O que os fabricantes tradicionais fizeram foi, principalmente, converter seus caminhões projetados para óleo diesel em caminhões elétricos.

O Semi da Tesla, por sua vez, "foi pensado para ser elétrico desde o primeiro desenho", apontou Mullaney. E, se o veículo corresponder às expectativas, "vai fazer uma grande diferença", acrescentou.

Na quinta-feira, Musk insistiu em que o caminhão, com um peso total de quase 37 toneladas, pode percorrer 805 quilômetros sem recarregar sua bateria, enquanto a atual gama de veículos elétricos oferece uma autonomia de 400 a 480 quilômetros.

O Semi tem "toda a potência necessária para realizar o trabalho", explicou Musk, que garantiu que o veículo "mudará as regras do jogo" do mercado.

Transporte consciente do meio ambiente

O uso de veículos elétricos leves para distâncias curtas tem crescido constantemente, mas novas regulamentações estão acelerando a transição e o desenvolvimento de capacidades de transporte de longa distância.

A Califórnia aprovou uma lei que elimina, gradualmente, os caminhões com motor de combustão e que, desde então, vem sendo imitada por outros estados americanos. A União Europeia também deve discutir regras semelhantes nos próximos meses.

No âmbito das relações públicas, as empresas também enfrentam a pressão de tomar medidas mais conscientes em relação ao meio ambiente.

Embora constituam uma pequena parcela dos veículos nas estradas, os semirreboques movidos a diesel respondem por cerca de 20% das emissões nocivas para o planeta causadas por veículos motorizados, de acordo com Musk.

Mike Roeth, diretor da NACFE, uma ONG que trabalha para melhorar a eficiência do transporte de mercadorias na América do Norte, disse que outra motivação para a transição é que os motoristas que a experimentaram "ficaram encantados com os caminhões elétricos".

"Eles são silenciosos, não emitem fumaça no escapamento, são mais fáceis de dirigir", explicou.

No entanto, o fator mais importante será o preço.

Em 2017, a Tesla havia anunciado que ofereceria duas versões do Semi - uma por US$ 150.000, e outra, por US$ 180.000 -, mas nenhuma menção sobre valores foi feita no evento de quinta-feira.

Mullaney observou que hoje custa 70% mais caro comprar um caminhão elétrico do que comprar um caminhão a diesel. Em termos de combustível e de manutenção, porém, é mais barato.

 


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