Como Porto Alegre pode aproveitar a vitrine do South Summit

Como Porto Alegre pode aproveitar a vitrine do South Summit

Evento coloca Capital no radar do ecossistema de inovação global, mas é preciso saber aproveitar as oportunidades

Jonathas Costa

Milhares de visitantes que passaram por Porto Alegre nesta semana levam uma imagem da cidade

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A terceira edição do South Summit Brazil em Porto Alegre é a mais internacional de todas até aqui realizadas. Seja por meio dos palestrantes (125 deles de fora do país), dos investidores (40 fundos são internacionais), ou dos próprios visitantes, o olhar do ecossistema de inovação global está voltado para a cidade neste momento. E se o cavalo passa encilhado, é bom estar preparado para a montaria.

Ontem, por meio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), foi lançado um guia voltado para atração de novos negócios para a Capital. Bilíngue, o material apresenta detalhes dos indicadores sociais, políticos e econômicos da cidade que podem auxiliar na tomada de decisão de investidores, em especial os de fora do Brasil.

A Amcham reúne hoje um terço do PIB nacional entre seus associados e está voltada a fomentar negócios bilaterais, em especial entre o Brasil e os Estados Unidos. À frente da câmara em Porto Alegre, Marcelo Rodrigues avalia que a cidade tem atraído a atenção de investidores estrangeiros, em especial nos últimos dois anos, mas reconhece que fazer os bons indicadores serem percebidos na prática é tarefa difícil.

Guia apresenta dados para encorajar investimentos em Porto Alegre | Foto: Pedro Piegas / PMPA / CP

“Vemos a capacidade de Porto Alegre de gerar capital humano. Temos uma cultura de desenvolvimento de softwares ao lado de um agro muito forte. Temos como desenvolver por aqui agritechs, que é algo que demanda mercado e inteligência. Temos isso. Mas também demanda investimentos. E esses investimentos vão acontecer se tivermos visibilidade.”

O guia será apresentado em São Paulo, em abril, durante um evento de atração de investimentos, além de missões internacionais. Ontem mesmo, exemplares desembarcaram nos Estados Unidos.

Presente no evento de lançamento, Sebastião Melo reconhece que a tomada de decisão de investidores leva em consideração não apenas o ambiente econômico. “Um evento como esse, que traz 25 mil pessoas, é uma grande oportunidade. Quando você recebe bem, quando você tem uma boa gastronomia, quando elas se sentem seguras e fazem negócios aqui, elas levam junto Porto Alegre.”

Saber aproveitar o momento, portanto, é essencial.

Na carona

Todos querem aproveitar o movimento de turistas e visitantes na região central da cidade. Assim, emplacou bem a iniciativa de shoppings em oferecer transporte gratuito saindo do Cais Mauá em direção aos centros comerciais.

Carros em poucos minutos e com ar-condicionado ligado são facilidades que agradaram o público e, mais ainda, os comerciantes afastados da orla.

Com a grande quantidade de pessoas passando pelo Caís, sobra clientes para lojistas e donos de restaurantes.

Opções para transportar visitantes são gratuitas | Foto: Jonathas Costa / Especial / CP

Na memória

O temporal que atingiu Porto Alegre na madrugada atrasou o início da programação. Visitantes que desembarcaram pela primeira vez na cidade para o evento, no entanto, não reclamaram.

O calor extremo registrado na quarta-feira surpreendeu até quem é acostumado com altas temperaturas.

Natural do Ceará, Geneflides Laureno está em Porto Alegre pela primeira vez. “Depois de tanto suar, ontem liguei para o meu amigo gaúcho que mora lá e falei: ‘agora entendi quando você falava de Forno Alegre’”.

2º dia do South Summit Brazil 2024. Ambiental de chuva | Foto: Ricardo Giusti

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