Confira objetos curiosos que a Nasa levará em nave espacial para a Lua

Confira objetos curiosos que a Nasa levará em nave espacial para a Lua

Missão começa nesta segunda-feira

R7

publicidade

Mesmo sendo uma missão não tripulada neste primeiro momento, a Nasa, agência espacial norte-americana, revelou objetos curiosos que serão colocados na Orion, cápsula que será lançada e fará um voo ao redor da Lua. Ao todo, a nave espacial levará 54,4 kg de objetos, que incluem centenas de itens. Abaixo, listamos os mais curiosos:

O boneco do Snoopy, cachorro de estimação de Charlie Brown nas histórias em quadrinhos, será usado como indicador de gravidade zero dentro da Orion. “Por mais de 50 anos, Snoopy colaborou com a excitação das pessoas acerca das missões espaciais da Nasa”, disse a agência em comunicado.

Boneco Snoopy, que será utilizado em voo | Foto: Kim Shiflett / Nasa / Divulgação / CP

Na lista do “Kit oficial de voo” disponibilizado pela Nasa, é possível ver que quatro bonecos de ação da Lego serão levados na expedição. As simpáticas miniaturas estarão vestidas com trajes e capacetes de astronautas.

Além do comandante, haverá outros dois manequins femininos, Halga e Zohar, que estarão nos assentos do Orion. O torso destes bonecos foi feito com materiais especiais para simular o corpo humano, e contém mais de 5.600 sensores e 34 detectores radioativos para medir a radiação espacial no corpo humano durante a missão. Apenas um destes manequins estará com traje especial, enquanto outro ficará desprotegido, para medir a eficiência do traje contra a radiação.

A Alexa — a assistente virtual da Amazon — terá a importante função de monitorar as condições da nave à distância. Informações como a velocidade da nave, distância até a Lua, e ações como desligar a luz da cabine poderão ser feitas pelos operadores da Nasa. A partir de uma parceria com a empresa Cisco, para utilizar um serviço de videoconferência, os controladores da agência espacial irão conseguir enviar milhares de comandos de voz para a Alexa.

Na mitologia grega, Artemis é a deusa da Lua, além de ser filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo, e era conhecida por ser uma exímia caçadora e protetora de crianças e jovens. A missão homônima irá homenagear a deusa grega, levando uma réplica 3D de Artemis. Após a expedição, a obra ficará exposta no Museu de Acrópoles, na Grécia.

Apesar de não ser tripulada, um manequim, apelidado de Comandante Moonikin Campos, será colocado dentro da cápsula, e estará usando um traje especial de astronauta, usado para garantir a segurança no lançamento e no pouso. O nome do manequim é uma homenagem ao engenheiro elétrico da Nasa Arturo Campos, que ajudou os astronautas do Apollo 13 a voltarem com vida do espaço.

Manequim Moonikin Campos | Foto: Ben Smegelsky / Nasa / Divulgação / CP

Para homenagear a Apollo 11, primeira expedição que levou o homem à Lua, em 1969, a Nasa levará um parafuso e uma porca, que faziam parte de um motor F-1, que foi um dos quatro impulsionadores que ajudaram a levar o foguete Saturn V rumo ao satélite natural.

A Nasa criou uma forma de levar os entusiastas da missão Artemis 1 ao espaço. Em uma ação feita meses atrás e já encerrada, a agência espacial criou um espaço no site oficial da instituição em que os visitantes poderiam criar um cartão de embarque da missão. O nome das pessoas que se inscreveram serão colocados em um pen-drive, que também será levado na cápsula. Cerca de 3,3 milhões de pessoas participaram da ação.

O item mais enviado nesta missão espacial sem dúvidas serão bandeiras. Juntando as flâmulas dos Estados Unidos, de países europeus, da Nasa, de cidades e estados dos EUA, de órgãos militares norte-americanos, entre outros, se chega ao incrível número de 2.312 bandeiras que estarão na cápsula Órion. No kit oficial da viagem, não é relatado o tamanho das peças, mas pela quantidade, devem ser pequenas, devido a grande quantidade.

Pequenos pacotes contendo sementes de plantas e árvores também serão enviados ao espaço. A Agência Espacial Israelense (ISA, na sigla em inglês), a Nasa, a Boeing e o Laboratório de propulsão a jato (JPL, na sigla em inglês) também irão enviar quatro pacotes contendo sementes de plantas e árvores. Em 1971, no voo espacial do Apollo 14, em que a Nasa pousou pela terceira vez na Lua, o astronauta Stuart Roosa levou sementes ao espaço, que germinaram na volta para terra e foram plantadas ao redor dos Estados Unidos, ficando conhecidas como “árvores da Lua”.

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), por sua vez, escolheu o boneco do personagem do desenho infantil Shaun, o Carneiro, como o representante da instituição na espaçonave que ficará 42 dias no espaço. “Embora possa ser um pequeno passo para um humano, é um salto gigantesco para os carneiros”, brincou David Parker, diretor de Exploração Humana e Robótica da agência, ao fazer referência a frase do astronauta Neil Armstrong quando pisou na lua, em 1969.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895