Destroço de foguete da SpaceX é encontrado no meio de fazenda na Austrália

Destroço de foguete da SpaceX é encontrado no meio de fazenda na Austrália

Segundo especialista, empresa de Elon Musk deverá pagar o proprietário do local para ter o pedaço da nave de volta

R7

publicidade

Um pedaço do foguete SpaceX Crew-1, que pertence ao bilionário Elon Musk, caiu no meio de uma fazenda no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália. O destroço, que tem cerca de 3 m de comprimento, foi descoberto após as filhas do proprietário Mick Miners avisarem o pai sobre um grande estrondo no local. Apesar do susto, o foguete não atingiu a estrutura da casa e ninguém ficou ferido.

Um especialista em questões espaciais foi chamado para investigar a descoberta e explicou o motivo pelo qual o pedaço da nave acabou caindo em uma fazenda, quase um ano depois da amerissagem:

“A SpaceX tem esta cápsula que leva humanos ao espaço, mas há uma parte inferior. Então, quando os astronautas voltam, eles deixam a parte inferior no espaço antes que a cápsula pousar”, explicou Brad Tucker, em entrevista à rádio 2GB de Sydney.

Ainda segundo o especialista, partes da nave permaneceram no espaço por diversos meses, até começarem a sair da órbita e caírem no oceano, com exceção dessa parte que caiu na fazenda australiana. “A Agência Espacial Australiana está cuidando disso porque há um protocolo legal, então tecnicamente ainda pertence à SpaceX”, acrescentou Tucker.

Para obter o destroço de volta, a empresa pertencente a Musk deve compensar financeiramente o fazendeiro. No entanto, caso não seja do interesse da empresa, o homem tem outras opções, como doar para um museu ou até mesmo vender a peça pela internet.

Sobre o SpaceX Crew-1

O SpaceX Crew-1 foi o primeiro voo tripulado da nave Resilience (Resiliência, na tradução livre), que pertence à SpaceX. A missão, que levou 4 astronautas até a Estação Espacial Internacional, durou 167 dias, e todos os membros a bordo voltaram com sucesso à Terra.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895