Empresas de tecnologia alcançam lucros milionários com anúncios falsos nas redes sociais

Empresas de tecnologia alcançam lucros milionários com anúncios falsos nas redes sociais

Meta, dona do Facebook e do Instagram, teve um lucro de quase R$ 4 milhões só em três meses

Correio do Povo

Consumidores são alvo de atividades maliciosas na web

publicidade

Grandes empresas de tecnologia têm um faturamento milionário com a veiculação de publicidade falsa sem qualquer regulamentação. Estelionatários usam as redes sociais para anunciar auxílios financeiros e programas de renegociação de dívidas que não existem, atingindo um maior número de consumidores. A Meta, dona do Facebook e do Instagram, teve um lucro de quase R$ 4 milhões só em três meses com anúncios falsos desse tipo, conforme informações veiculadas pela Record.

O valor representa mais de 11% da receita da empresa com postagens patrocinadas sobre temas sociais, eleições ou política. Neste período, segundo um levantamento do site Aos Fatos, das 100 contas que veicularam os anúncios nesta categoria entre outubro do ano passado e janeiro deste ano, dez foram responsáveis por impulsionar publicações enganosas.

Os anúncios mentirosos levaram os usuários a repassar dados pessoais e a pagar por serviços que nunca foram prestados, como a renegociação de dívidas. Até mesmo o programa Desenrola Brasil, do governo federal, foi usado como isca nas publicidades falsas no Facebook e no Instagram.

Em novembro do ano passado, a Secretaria Nacional do Consumidor aplicou uma multa de R$ 150 mil por dia à Meta justamente por veicular anúncios patrocinados e fraudulentos relacionados ao Desenrola Brasil. A Meta já havia sido notificada em julho, mas não tomou providências para retirar as postagens do ar.

O Jornal da Record conversou com especialistas em Direito do Consumidor e crimes cibernéticos. Eles dizem que as empresas que postam anúncios falsos na internet podem responder por estelionato eletrônico, mas eles também afirmam que as plataformas deveriam criar meios de autenticação mais eficientes para evitar esse tipo de golpe.

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, afirmou que não permite atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros nas plataformas digitais e que tenha removido anúncios enganosos e aprimorado Tecnologias para combater a atividade suspeitas.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895