Espaçonave da Nasa encontra poços com temperaturas "confortáveis" na Lua

Descoberta amplia possibilidades de exploração lunar

Cientistas da Nasa descobriram locais sombreados dentro de poços na Lua com temperaturas "confortáveis de 17ºC", informou a agência espacial americana nesta quarta-feira. Os pesquisadores utilizaram dados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e modelagem computacional.

Segundo os cientistas, os poços podem levar a cavernas que se tornariam locais termicamente estáveis ​​para a exploração lunar, comparado com áreas na superfície da Lua, que aquecem até cerca de 127ºC durante o dia e esfriam a cerca de -173ºC à noite.

Os poços foram descobertos na Lua em 2009 e, desde então, os cientistas se perguntam se eles levam a cavernas que poderiam ser exploradas, usadas como abrigos e se também ofereceriam alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

“Cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsados”, disse Tyler Horvath, estudante de doutorado em Ciência Planetária da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que liderou a nova pesquisa, publicada recentemente na revista Geophysical Research Letters. “Os poços lunares são uma característica fascinante na superfície lunar”, disse o cientista do projeto LRO Noah Petro, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las.”

Conforme os pesquisadores, dois dos poços têm saliências visíveis que claramente levam a cavernas ou vazios, e há fortes evidências de que a saliência de outro também pode levar a uma grande caverna. “Os humanos evoluíram vivendo em cavernas, e para cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, disse David Paige, coautor do artigo que lidera o Diviner Lunar Radiometer Experiment a bordo do LRO que fez as medições de temperatura usadas no estudo.

Horvath processou dados do Diviner – uma câmera térmica – para descobrir se a temperatura dentro dos poços divergia daquelas na superfície. Os resultados revelaram que as temperaturas dentro dos alcances do poço flutuam apenas ligeiramente ao longo do dia lunar, permanecendo em torno de 17ºC.

Se uma caverna se estende do fundo do poço, como imagens tiradas pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera da LRO sugerem, ela também teria essa temperatura relativamente confortável.

A equipe, que incluiu o professor de ciência planetária da UCLA David Paige e Paul Hayne, da Universidade do Colorado Boulder, acredita que a saliência sombreada é responsável pela temperatura constante, limitando o quão quente as coisas ficam durante o dia e impedindo que o calor irradie à noite. A pesquisa foi financiada pelo projeto Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, Extended Mission 4.