EUA podem retomar vendas de produtos para Huawei

EUA podem retomar vendas de produtos para Huawei

Assessor econômico de Trump fez comentários após anúncio da trégua entre os dois países em sua disputa comercial

AFP

Trump já tinha mencionado no sábado um possível afrouxamento das restrições americanas à gigante chinesa das telecomunicações

publicidade

O principal assessor econômico do presidente americano Donald Trump avaliou, neste domingo, que há "boas possibilidades" de que empresas dos EUA obtenham licenças para vender produtos à Huawei, gigante tecnológica chinesa que está no centro das tensões comerciais entre Pequim e Washington. Larry Kudlow fez esses comentários após o anúncio da trégua entre os dois países em sua disputa comercial, e depois de Washington abrir mão de taxar ainda mais as importações chinesas.

Trump já tinha mencionado no sábado um possível afrouxamento das restrições americanas à gigante chinesa das telecomunicações, incluindo a venda "de equipamentos que não representam um problema significativo de segurança nacional". "Existe uma boa probabilidade de que o Departamento de Comércio, o secretário (Wilbur) Ross, abra a porta e conceda novas licenças", disse Kudlow à Fox News.

Os Estados Unidos temem que os sistemas fabricados pela Huawei, a segunda maior empresa global de smartphones, possam ser usados por Pequim para fins de espionagem. A Huawei nega veementemente essa suspeita, e afirma que as autoridades norte-americanas não forneceram evidências para apoiar suas reivindicações. Contudo, essas licenças não representam "uma anistia geral", garantiu Kudlow. "Nós entendemos os enormes riscos relacionados à Huawei", disse ele mais tarde à emissora CBS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895