Falha mundial afeta sites de grandes jornais e governos

Falha mundial afeta sites de grandes jornais e governos

Site especializado na detecção de erros do tipo apontou uma grande avaria no fornecedor americano desses portais

Correio do Povo e AFP

Problema teria ocorrido nos servidores da empresa norte-americana Fastly

publicidade

Várias páginas na internet de importantes veículos de comunicação ao redor do mundo e de instituições oficiais como a Casa Branca ou o governo britânico, a plataforma Reddit ou o sistema de pagamento PayPal sofreram importantes problemas de acesso nesta terça-feira. A origem do problema foi o provedor americano de serviços de computação em nuvem Fastly, como admitiu a empresa.

A partir de 7h de Brasília, os sites dos jornais New York Times, Le Monde, The Guardian, Financial Times ou El Mundo, assim como o portal da BBC, estavam fora do ar com acesso intermitente. O site web www.gov.uk, que engloba os diferentes ministérios do governo britânico e permite realizar procedimentos oficiais, apresentava mensagem de erro e afirmava que estava indisponível.

Ao tentar consultar a página da Casa Branca aparecia uma mensagem com a informação de que o portal "não estava funcionando". O site especializado na detecção de falhas do tipo Down Detector apontou uma "avaria de grande envergadura na Fastly", empresa americana de tecnologia.

A Fastly, que também viu o seu portal fora do ar, informou que identificou o problema e estava "trabalhando para encontrar uma solução". A empresa investiga "um possível impacto" em seus serviços de CDN (Content Delivery Network), ou seja, suas redes de distribuição de conteúdo.

Estas redes são um conjunto de servidores que trabalham juntos para disponibilizar dados e conteúdos. Entre os clientes da Fastly estão as empresas Deliveroo, Pinterest ou Shazam. No momento que o Correio do Povo verificou, às 9h45min, todos os sites tinham voltado a funcionar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895