Finalistas passam por última etapa de concurso de startups do South Summit

Finalistas passam por última etapa de concurso de startups do South Summit

Empresas apresentaram seus serviços para avaliadores

Camila Pessôa

Competição ocorre no Brasil pela segunda vez

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Pela segunda vez no Brasil, a Startup Competition do South Summit passou por sua etapa final nesta quinta-feira (30) com apresentações das 10 startups finalistas para o público do evento e um grupo de avaliadores. As cinco startups vencedoras, uma para cada categoria da competição (Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time), vão ser anunciadas nesta sexta-feira (31). A competição reúne startups de todo mundo e ocorre há 10 anos na Espanha. “A gente trouxe a competição para o brasil com o objetivo de mudar o ecossistema de inovação daqui”, diz Bruna de Oliveira, head de Startups e Ecossistemas do South Summit.   

“A ideia é que a gente cada vez mais se torne o elemento principal quando a gente fala de ecossistema de inovação no mundo”, afirma Bruna. Segundo ela, todos os grandes centros de inovação internacionais têm eventos e competições “pivô”, o que fomenta esse desenvolvimento. Participaram dessa última fase as startups Freto, Automni, Trashin, Digifarmz, Alana, Sastrify, Airway, Eniax, Bankuish e Incentiv, aquelas que tiveram mais destaque entre as 50 concorrentes na etapa anterior, que, por sua vez, foram selecionadas a partir de um grupo de 2020 empresas, por um time de 11 avaliadores. 

Sem um prêmio específico, o concurso é visto pelas competidoras como uma grande oportunidade de atrair investidores e potenciais compradores. “A competição traz oportunidades com clientes, de novos projetos, porque a exposição aqui é enorme”, afirma Thiago Holanda, head de Vendas e Marketing da Automni, uma das finalistas. A startup paulista trabalha com um software para controle automatizado de veículos de movimentação de produtos dentro de armazéns. “Eu não imaginava que fora do eixo Rio-São Paulo existia um evento de tamanha magnitude, então a gente está bem impressionado, de maneira super positiva, já falei com um monte de potenciais clientes que querem conhecer a tecnologia”, destaca Holanda.  

O mesmo acontece para a Alana AI, outra das finalistas. “O concurso nos dá visibilidade”, afirma a head de Open Innovation da empresa, Laís Cesar. A empresa oferece uma inteligência artificial com o objetivo de melhorar o relacionamento de marcas com seus clientes nos canais digitais. “A nossa inteligência compreende o sentimento da pessoa quando ela escreve, compreende se ela quer engajar com a marca, se ela quer adquirir um produto ou se ela quer fazer uma reclamação, por exemplo”, explica Cesar. A Alana também oferece informações sobre como as marcas podem atender melhor ao cliente. 


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