Foguete Blue Origin cai após decolagem sem deixar feridos

Foguete Blue Origin cai após decolagem sem deixar feridos

Um vídeo mostra a aterrissagem forçada da cápsula, mas não os restos do foguete

AFP

Foguete Blue Origin

publicidade

Um foguete da Blue Origin não tripulado caiu pouco após decolar, nesta segunda-feira (12) no Texas, sul dos Estados Unidos, informou a empresa espacial de Jeff Bezos, acrescentando que a cápsula conseguiu se separar do resto do foguete.

"Falha no mecanismo de impulsão durante o voo não tripulado de hoje", anunciou a empresa, acrescentando em seguida que o sistema de ejeção da cápsula funcionou como esperado, mas que "não houve feridos".

Um vídeo mostra, após aproximadamente um minuto da decolagem, a cápsula ativar seus motores de emergência e se separar do foguete a toda velocidade. Em seguida, aterrissa com a ajuda de paraquedas.

O vídeo não mostra o que aconteceu com o foguete que "caiu no chão", escreveu a empresa, e que em caso de sucesso deveria ter retornado e pousado suavemente. A cápsula não tripulada carregava apenas material de pesquisa para a missão "New Shepard 23".

O regulador da aviação civil dos Estados Unidos (FAA) anunciou a suspensão de qualquer nova decolagem enquanto uma investigação é realizada. "A cápsula pousou com segurança enquanto o foguete caiu no chão na zona de risco designada", escreveu a agência federal.

Esta foi a 23ª missão da empresa e a primeira a terminar em acidente, o que representa um golpe para a empresa de turismo espacial criada pelo fundador da Amazon.

O próprio Jeff Bezos participou do primeiro voo tripulado do New Shepard em julho de 2021. Desde então, seu foguete transportou cerca de trinta pessoas, incluindo William Shatner, ator da icônica série de ficção Star Trek.

No início de agosto, a empresa enviou com sucesso a primeira egípcia e o primeiro português ao espaço em uma experiência de apenas alguns minutos em ausência de gravidade.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895