Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

Nave entrou em modo de segurança e opera agora apenas seus sistemas essenciais

AFP

Vice-gerente de projetos da missão disse que o fato de a sonda ter entrado no modo de segurança não é muito preocupante

publicidade

A nave Mars 2020, que transporta um novo veículo da Nasa enviado para explorar Marte, sofreu problemas técnicos e opera agora apenas seus sistemas essenciais, informou a agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira. "Os dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque parte da espaçonave estava um pouco mais fria do que o esperado enquanto (...) se encontrava na sombra da Terra", informou a Nasa, acrescentando que a missão avalia o estado do artefato. 

Quando uma nave entra no modo de segurança, ela desliga todos os sistemas, exceto os essenciais, até receber novos comandos do controle da missão. Matt Wallace, vice-gerente de projetos da missão, disse que o fato de a sonda ter entrado no modo de segurança não é muito preocupante. "Está perfeitamente bem, a espaçonave está feliz lá", disse.

A sonda deixou a sombra da Terra e as temperaturas agora estão normais. "No momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação da saúde completa da sonda e trabalha para devolvê-la a uma configuração nominal para sua jornada a Marte", acrescentou a Nasa.

A sonda também sofreu um atraso no estabelecimento de seu vínculo de comunicação com o Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia (oeste dos EUA), seu controle de missão. O Mars 2020 enviou seu primeiro sinal para os controladores de solo às 09H15 (1015 em Brasília), mas foi apenas às 11H30 (12H30 em Brasília) que estabeleceu a telemetria - dados mais detalhados sobre a espaçonave. "A equipe está trabalhando com essa telemetria. Vão verificar o restante da assistência médica da espaçonave. Até agora, tudo o que vi está bom, então saberemos mais em um momento", disse Wallace.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895