Foguete Soyuz decola para a ISS com dois russos e um americano a bordo

Foguete Soyuz decola para a ISS com dois russos e um americano a bordo

Lançamento ocorre em meio a tensões ligadas à ofensiva na Ucrânia

AFP

publicidade

Um foguete Soyuz decolou nesta quarta-feira (21) para a Estação Espacial Internacional (ISS) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo. O lançamento ocorre em meio a tensões ligadas à ofensiva na Ucrânia.

"A estabilidade é boa , a tripulação se sente bem", disse um comentarista da NASA após a decolagem, transmitida ao vivo nos sites das agências espaciais dos EUA e da Rússia.

O foguete russo decolou no horário programado, 10h54min (horário de Brasília), das estepes do Cazaquistão, deixando para trás um rastro de fumaça em um céu acinzentado, segundo as imagens.

A missão do americano Frank Rubio, da Nasa, e dos russos Sergei Prokópiev e Dmitri Petelin, da agência espacial russa Roscosmos, representa um raro sinal de cooperação entre Moscou e Washington, cujas relações se encontram em seu nível mais baixo.

Rubio é o primeiro astronauta americano a viajar para a ISS em uma espaçonave russa desde o início da intervenção militar de Moscou na Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano.

A tripulação passará seis meses na ISS, onde se juntarão aos cosmonautas russos Oleg Artemiev, Denis Matveiev e Sergei Korsakov, aos astronautas americanos Bob Hines, Kjell Lindgren e Jessica Watkins e à astronauta italiana Samantha Cristoforetti.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895