Fracassa novo voo de teste do foguete Starship, da SpaceX

Fracassa novo voo de teste do foguete Starship, da SpaceX

CEO da empresa, Elon Musk, divulgou acontecimento em suas redes sociais

AFP

Tentativa de lançamento ocorreu nesta terça-feira

publicidade

Depois de três tentativas sem sucesso, o novo protótipo do foguete Starship da SpaceX voltou a cair nesta terça-feira durante seu quarto voo de teste, confirmou no Twitter o fundador da empresa, Elon Musk.

"Algo importante aconteceu" no momento da descida, escreveu. "Vamos saber o que aconteceu assim que pudermos examinar os fragmentos no final do dia", acrescentou Musk, que brincou: "ao menos a cratera está no lugar correto!".

O foguete SN11 foi lançado das instalações da empresa no sul do Texar por volta das 13H00 GMT (10H00 de Brasília) e iniciou a subida de 10 quilômetros, com algumas falhas de vídeo.

Estava descendo à superfície quando o sinal de vídeo foi perdido novamente. "Perdemos o relógio em T mais cinco minutos, 49 segundos", afirmou o locutor da SpaceX John Insprucker, em referência ao tempo transcorrido desde a decolagem. "Parece que tivemos outro teste emocionante do Starship Number 11", completou, de maneira seca.

O SN11 é o 11º protótipo da Starship, que a SpaceX espera que um dia seja capaz de voar em missões tripuladas à Lua, Marte e além. Foi o quarto a fazer um voo de teste com a tentativa de retorno ao solo para um pouso vertical suave.

O SN8 e o SN9, que foram lançados em dezembro e fevereiro respectivamente, caíran durante o pouso e explodiram, enquanto o SN10 conseguiu pousar com sucesso, mas explodiu alguns minutos depois do teste de 3 de março. Apesar dos fracassos, os analistas consideram que a SpaceX está compilando dados muito valiosos que poderão ajudar a acelerar o desenvolvimento de seu programa espacial.

• Confira o vídeo da explosão desta terça-feira

Com o tempo, a SpaceX planeja combinar a nave Starship com um foguete Super Heavy, criando um sistema totalmente reutilizável. Esta versão final terá 120 metros de altura e poderá transportar 100 toneladas métricas na órbita da Terra - o veículo de lançamento mais potente já desenvolvido.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895