Futurecom: do espaço ao consultório médico: IEEE projeta tendências da tecnologia

Futurecom: do espaço ao consultório médico: IEEE projeta tendências da tecnologia

Evento de inovações terá debates sobre avanços tecnológicos em prol da humanidade

Vítor Figueiró

Estudo vem sendo realizado desde 2019

publicidade

O panorama da tecnologia em 2024 e seus impactos nos mais diversos setores estarão no centro do debate promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na Futurecom 2023. Organização global dedicada ao estudo dos avanços tecnológicos irá promover um talkshow nesta terça-feira, às 10h30min, na abertura do congresso, com cinco especialistas para discutir desde cibersegurança, passando por facilidades para saúde preventiva e inteligência artificial, até a nova corrida espacial.

O evento acontece no auditório FutureCongress, na São Paulo Expo, e marcará a décima participação do IEEE na Futurecom. Entre os palestrantes do painel estão a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cristiane Pimentel, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jéferson Nobre, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Simplicio, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), Renato Borges e o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Vicente Lucena.

Responsável por tratar da aplicação da IA nos mais diversos setores da sociedade, Cristiane Pimentel alerta: "Tivemos um boom da IA em 2023 e ela estará cada vez mais presente em nossas vidas".

A professora projeta um crescimento na medicina e na jornada do paciente dentro dos consultórios médicos com essas facilidades trazidas pela ciência. 

"A partir do próximo ano, veremos cada vez mais médicos sendo treinados e utilizando a realidade virtual antes da realização das cirurgias, e isto deve impactar a saúde preventiva. A tendência é que esta tecnologia seja usada para treinar as pessoas e desenvolver habilidades, sem que necessariamente você precise de um ambiente físico", resume.

Nova corrida espacial

Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, o professor da UnB Renato Borges não escondia a empolgação ao falar das perspectivas da tecnologia para o espaço. Sem entregar o que abordará no painel, Renato pontua: "estamos vivendo a nova era espacial, na qual o setor privado assume um papel de protagonismo, com o uso extensivo de pequenos satélites".

De acordo com ele, estamos na era dos grandes dados, caracterizados pela alta conectividade entre homens, máquinas e dispositivos. Mas, para que tudo isso funcione de forma harmoniosa e se transforme em qualidade no serviço e nas informações a serem obtidas, é necessário um trabalho coletivo, e a tecnologia espacial representa uma peça chave nos novos paradigmas que têm sido propostos para o futuro das comunicações.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil membros. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895