Itália multa Apple e Samsung por obsolescência programada

Itália multa Apple e Samsung por obsolescência programada

publicidade

Justin Sullivan / Getty Images / AFP / CP Memória


A agência reguladora da concorrência da Itália anunciou nesta quarta-feira uma multa de 10 milhões de euros contra a Apple e de cinco milhões de euros contra a Samsung pela limitação deliberada da vida útil de seus produtos, a chamada obsolescência programada. O termo (obsolescência programada) representa a situação em que um produto é lançado no mercado e se torna inutilizável ou obsoleto em um curto espaço de tempo e de forma proposital.

A decisão é uma das primeiras no mundo contra as duas fabricantes de telefones celulares, acusadas de reduzir deliberadamente a velocidade dos aparelhos antigos para estimular os consumidores a comprarem um novo produto.

"As empresas do grupo Apple e do grupo Samsung aplicaram práticas comerciais desonestas", afirma um comunicado divulgado pela agência italiana após uma investigação.

As atualizações dos sistemas operacionais nos antigos modelos da Apple e Samsung "provocaram graves disfunções e reduziram de maneira significativa seu desempenho, acelerando assim sua substituição", indicou a agência.

De modo concreto, a Samsung estimulou os proprietários de seu modelo Note 4 a instalar uma nova versão do Android (sistema operacional do Google) que foi concebida para um modelo mais recente, o Note 7, com a consequência de sua desaceleração.

A Apple estimulou os proprietários de modelos iPhone 6 a instalar um sistema operacional pensado para o iPhone 7, provocando problemas similares.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895