James Webb mostra um par de galáxias emaranhadas interagindo

James Webb mostra um par de galáxias emaranhadas interagindo

Constelação de Cetus está localizada a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra

EFE

publicidade

O telescópio James Webb mostrou mais uma vez uma imagem do universo, desta vez de IC 1623, um par de galáxias entrelaçadas que interagem e está localizada a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra, no constelação de Cetus. Essas duas galáxias estão se aproximando em um processo conhecido como fusões de galáxias; sua colisão desencadeou uma onda frenética de formação de estrelas conhecida como starburst, criando novas estrelas a uma taxa mais de vinte vezes maior que a da Via Láctea, explica a Agência Espacial Européia (ESA) em seu site.

Este sistema é especialmente brilhante em comprimentos de onda infravermelhos, tornando-o "um campo de testes perfeito" para a capacidade do Webb de estudar galáxias luminosas, e é possível que essas galáxias em fusão estejam no processo de formação de um buraco negro supermassivo. Para capturar esta nova imagem, foram utilizados os instrumentos MIRI, NIRSpec e NIRCam do Telescópio James Webb.

Graças a isso, foi obtida uma grande quantidade de dados que permitirão à comunidade astronômica explorar completamente como as "capacidades sem precedentes" do Webb ajudarão a desvendar as complexas interações nos ecossistemas galácticos, continua a ESA, que juntamente com a agência espacial americana NASA e o O CSA canadense tornou este telescópio possível.

A fusão dessas duas galáxias há muito interessa aos astrônomos e o sistema já foi observado pelo Hubble e outros telescópios espaciais.

Os "dados valiosos" que agora foram obtidos foram bloqueados por uma espessa faixa de poeira para telescópios como o Hubble; A sensibilidade infravermelha do Webb e a "resolução impressionante" nesses comprimentos de onda tornaram possível ver além da poeira.

"Isso resultou na imagem espetacular", cujos dados foram publicados no Astrophysical Journal. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895