Movimento busca profissionalização e crescimento do futebol virtual

Movimento busca profissionalização e crescimento do futebol virtual

publicidade

Foto: Guilherme Testa


A Confederação Brasileira de Futebol Digital Virtual (CBFDV) é uma das responsáveis pela promoção dos principais campeonatos no país, buscando incentivar a prática de forma profissional. “Atuo há 13 anos promovendo campeonatos em nível nacional. Tudo que se tem hoje, de futebol digital, se deve, principalmente, à CBFDV”, afirma Wanderson “Chapoka” Ribeiro, presidente da entidade.

Para o atleta que tenta alçar rumos mais altos, a aposta é alta. Há custos com viagem, hospedagem e inscrição, sem falar nos equipamentos para treinamento. Formado em Direito, Mestre tentava conciliar trabalho e carreira: “Até ano passado eu trabalhava e buscava pagar todos meus custos. Mas é difícil. Meu pai me auxiliou muito até eu conseguir ter retorno com o PES.” Segundo Chapoka, a confederação é uma organização sem fins lucrativos e não tem condições de arcar com os custos dos atletas. A CBFDV entende que falta aos clubes perceber o potencial que o futebol digital tem para marcas e investir: “O Henrique (Fonseca), por exemplo, representa a Ferroviária e esteve na Argentina como jogador do clube. Agora ele vai para a Alemanha disputar o mundial.”

Pensando nisso foi criada uma liga com os atletas profissionais, que buscará dar mais visibilidade à categoria. “Nós apresentamos e auxiliamos o GuiFera com o Santos. Depois, a Ferroviária entrou em contato para entrar no esporte”, revelou Renato. Foi pensando nessa internacionalização que ele entrou em contato com alguns dos maiores nomes do e-sport na França, México, Espanha, Japão, entre outros. O Barcelona já começou a investir no futebol digital. “Precisamos trabalhar para colocar em evidência esses jogadores e torná-los fontes de investimento para os clubes de futebol real”, disse o presidente da CBFDV.

Fonte: Guilherme Testa

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895