Jornal com Tecnologia

Musk e Bezos assinam contrato com Nasa para produzir sistemas de pouso na Lua

Mulher pisará na superfície lunar em 2024

Jeff Bezos anuncia projeto para pouso na Lua
Jeff Bezos anuncia projeto para pouso na Lua Foto : SAUL LOEB / AFP / CP

A Nasa anunciou nesta quinta que assinou um contrato de 1 bilhão de dólares com três empresas, incluindo a Blue Origin, de Jeff Bezos, e SpaceX, de Elon Musk, para desenvolver sistemas de pouso na Lua.

A SpaceX de Elon Musk (também chefe da Tesla), Blue Origin de Jeff Bezos (chefe da Amazon e o homem mais rico do mundo) e Dynetics, outra empresa aeroespacial americana, vão investir US$ 967 milhões para desenvolver cada uma um módulo de descida lunar antes de fevereiro de 2021. Nesta data, a agência espacial dos Estados Unidos deve escolher uma das três opções.

"Os Estados Unidos estão nas etapas finais de seu projeto para enviar astronautas à Lua em 2024, quando veremos o incrível momento em que a primeira mulher pisará na superfície lunar", disse Jim Bridenstine, administrador da Nasa.

"É a primeira vez desde as missões Apollo que a NASA libera fundos para um sistema de pouso lunar tripulado. Agora temos empresas contratadas para trabalhar no programa Artemis", acrescentou. Esse sistema de pouso tripulado é crucial na missão Artemis, o programa americano de retorno à Lua.

Apesar da pandemia de coronavírus, que suspendeu a construção e os testes do foguete e da sonda Artemis, Bridenstine disse que espera pelo prosseguimento da missão. "Temos que dar esperança às pessoas. Temos que dar a elas algo que as faça sonhar e que inspire não apenas nossa nação, mas o mundo inteiro".