Nova imagem do James Webb captura visão mais clara dos anéis de Netuno em décadas

Nova imagem do James Webb captura visão mais clara dos anéis de Netuno em décadas

Registro mostra com mais detalhes faixas de poeira mais fracas do planeta

Correio do Povo

publicidade

O Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, fez um registro inédito de Netuno. O equipamento não só capturou a visão mais clara dos anéis deste planeta distante em mais de 30 anos, mas também revelou o gigante de gelo sob uma luz totalmente nova.

O mais impressionante na nova imagem de Webb, segundo a Nasa, é a visão nítida dos anéis do planeta, sendo que alguns deles são observados pela primeira vez. Além de vários anéis estreitos e brilhantes, o novo registro mostra claramente as faixas de poeira mais fracas de Netuno.

“Faz três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, observa o cientista interdisciplinar da Nasa e especialista no sistema de Netuno, Heidi Hammel. A qualidade de imagem extremamente estável e precisa do Webb permite que esses anéis muito fracos sejam detectados tão perto do planeta.

Netuno tem fascinado os pesquisadores desde sua descoberta em 1846. Localizado 30 vezes mais distante do Sol do que a Terra, o planeta orbita na região remota e escura do sistema solar externo. A essa distância extrema, o Sol é tão pequeno e fraco que o meio-dia em Netuno é semelhante a um crepúsculo na Terra.

O planeta é caracterizado como um gigante de gelo devido à composição química de seu interior. Comparado com os planetas gasosos, Júpiter e Saturno, Netuno é muito mais rico em elementos mais pesados ​​que o hidrogênio e o hélio. Isso é facilmente perceptível na aparência azul da assinatura de Netuno nas imagens do Telescópio Espacial Hubble em comprimentos de onda visíveis, causadas por pequenas quantidades de metano gasoso.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895