Nova versão do mapa da Via Láctea traz informações sobre quase dois bilhões de estrelas

Nova versão do mapa da Via Láctea traz informações sobre quase dois bilhões de estrelas

Catálogo atualizado revelou dados sobre composição, temperatura, idade e massa de objetos celestes

Correio do Povo

publicidade

A missão Gaia apresentou nesta segunda-feira uma nova versão de um catálogo detalhado sobre o mapa da Via Láctea. De acordo com dados obtidos pelo observatório da Agência Espacial Europeia (ESA), a terceira edição do relatório mostra detalhes sobre quase dois bilhões de estrelas. 

O mapa ainda revela novas informações sobre a composição, temperatura, idade e massa dessas estrelas. No catálogo ainda constam objetos celestes binários, galáxias, quasares e luas. Isso ajudará astrônomos a reconstituir a estrutura da galáxia que conhecemos. 

A missão Gaia foi lançada há nove anos, em 2013, com a intenção de criar um mapa tridimensional da Via Láctea e, a partir disso, revelar sua composição, formação e evolução. Os dados mais recentes da iniciativa envolvem o maior mapa da composição química da galáxia. O trabalho indicou que algumas estrelas da Via Láctea são formadas por material primordial. 

Outras, como o Sol, são formadas por matéria enriquecida por gerações estelares anteriores. Já as estrelas mais próximas do centro e plano da Via Láctea são mais ricas em metais que aquelas mais distantes; com a composição química, a Gaia identificou estrelas “estrangeiras”, vinda de outras galáxias. "Nossa galáxia é um lindo caldeirão de estrelas", disse Alejandra Recio-Blanco, da colaboração da missão.

No catálogo ainda constam objetos celestes binários / Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP / CP 

 

Missão Gaia revelou hoje detalhes de quase dois bilhões de estrelas / Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP / CP 

 

 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895