"Nunca vivi nada como isso na minha vida", diz Shatner após voltar de nova missão da Blue Origin

"Nunca vivi nada como isso na minha vida", diz Shatner após voltar de nova missão da Blue Origin

Lançamento de foguete foi bem sucedido

Correio do Povo e R7

publicidade

O ator William Shatner, ainda durante o retorno da Blue Origin do espaço, não conseguiu esconder a perplexidade ao participar da missão espacial. "Eu nunca vivi nada como isso na minha vida", disse aos companheiros de tripulação em um áudio para a torre de controle. O lançamento e o retorno da New Shepard foram bem sucedidos nesta quarta-feira nos Estados Unidos. 

Depois, já em Terra, Shatner enfatizou a sua visão da curta viagem ao espaço. "É uma experiência muito emocional. Num momento você está no conforto da Terra e de repente você é levado lá em cima, para uma escuridão total. Isso seria a morte? É mais profunda experiência da minha vida", afirmou aos prantos em frente ao empresário Jeff Bezos. 

Shatner, de 90 anos, que interpretou o capitão Kirk em Star Trek, e se tornou o homem mais velho a ir até o limite da atmosfera terrestre. O lançamento foi transmitido pelo canal no YouTube da empresa e contou com mais de 230 mil pessoas do mundo todo acompanhando a contagem regressiva. Do momento em que os propulsores foram acionados até a nave retornar para o solo levou 10 minutos.

A cápsula se despredeu do propulsor após cruzar a linha de Kármán, que fica a 100 quilômetros de altitude, desse momento em diantes, todos puderam soltar os cintos e aproveitar os momentos de descontração enquanto flutuavam.

Após o pouso no deserto do Texas, foi possível ver todos os tripulantes fazendo o sinal de que estava tudo ok pelas janelas. Bezos acompanhou o resgate e fez questão de abrir a cápsula. Ele estava tão vibrante quanto aqueles que estavam retornando do espaço. Audrey Powers foi a primeira a desembarcar da New Shepard e na sequência surgiu Shatner, que foi recepcionado por Bezos.

Assim como no último lançamento, o propulsor retornou ao solo em segurança como planejado pelos engenheiros da Blue Origin. Levou pouco mais de sete minutos até o equipamento pousar no exato local demarcado no deserto do Texas, nos EUA. O voo inaugural da Blue Origin ocorreu no dia 20 de julho deste ano e Bezos estava entre os tripulantes. Esse lançamento marcou também a vida de Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a mulher mais velha a ir ao espaço. Ela chegou a fazer o treinamento pela Nasa, agência espacial norte-americana, na década de 1960, mas não participou de nenhuma missão.

O turismo espacial é um mercado novo que está sendo disputado por outras duas empresas: a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic Holdings, de Richard Branson. Em 11 de julho, Branson fez história ao realizar o primeiro voo e, assim,  oficializar a corrida espacial dos magnatas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895