O fim dos likes nas redes sociais: que diferença isso faz para o seu negócio?

O fim dos likes nas redes sociais: que diferença isso faz para o seu negócio?

Saiba como isso afeta a estratégia de marketing da sua empresa

Jessé Rodrigues

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Durante muito tempo, os likes em uma postagem nas redes sociais foram uma das métricas mais utilizadas para avaliar o sucesso de uma publicação. Você, inclusive, deve se lembrar dos influenciadores e seus posts com milhares de curtidas, que fizeram muitas marcas pagarem pelas suas publicações. Porém, desde julho deste ano, o Instagram não está mais mostrando o número de likes das publicações para os seus seguidores (o administrador da conta ainda pode vê-los) e o Facebook anunciou que também vai dar início aos testes para acabar com essa prática na sua plataforma. O motivo, segundo as marcas, seria diminuir a pressão que as redes sociais geram nas pessoas e a ansiedade por aprovação que os likes poderiam causar. Porém, muita gente acredita que isso tem ligação direta com a compra de seguidores e de likes, que vinha acontecendo de forma paralela às redes. Mas afinal, isso é bom ou ruim para você e para a presença da sua empresa no ambiente digital? 

Métricas da vaidade

A ocultação dos likes acabou gerando alguns debates, principalmente porque muita gente ainda enxerga essa métrica como uma forma de se medir se um conteúdo é de qualidade ou não. Mas a verdade é que essa é o que chamamos de "métrica da vaidade", um termo usado para dados como likes, visualizações, compartilhamentos, seguidores e outras métricas que, muitas vezes, proporcionam uma satisfação mais imediata, mas nem sempre são garantia de mais vendas, por exemplo.

Mas isso não significa que esses dados devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário: eles servem para você avaliar a quantidade de pessoas que estão interessadas no produto ou serviço que você tem para oferecer. Porém, é importante levar em conta que um like a mais ou a menos não significa que a sua empresa esteja indo bem ou mal.

Como essa mudança afeta a estratégia de comunicação da sua empresa?

Quem está ativo nas redes sociais há algum tempo já percebeu que as mudanças nessas plataformas são constantes. Mas se a ocultação dos likes de certa forma pode afetar a estratégia de marketing do seu negócio, confira as dicas abaixo para entender como lidar com esta mudança a partir de agora:

Se seu objetivo nas redes sociais for aumentar o número de clientes e, consequentemente, o número de vendas, preste mais atenção em métricas que possam criar algumas oportunidades de venda, como: taxa de conversão, CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e número de visitantes. 

Nunca se esqueça que marketing digital envolve mais do que redes sociais, para uma distribuição mais completa da sua estratégia. Que tal investir mais em e-mail marketing, marketing de conteúdo ou Google Ads e Google Shopping? 

Seja para ganhar mais seguidores, seja para ganhar mais clientes, a prioridade é sempre produzir conteúdos de qualidade, que tenham relevância para quem vai consumir essa informação. Pense em como comunicar sobre a sua empresa, sobre o mercado no qual ela está inserida, crie um tom de voz próprio e pense nos posts como se a empresa fosse uma pessoa falando com outra. Uma verdadeira conversa.

A decisão do Instagram e do Facebook de ocultar o número de likes foi feita justamente para enfatizar a importância de um conteúdo que seja relevante para seus seguidores. Apesar de não gerar vendas ou mais clientes da noite para o dia, isso é essencial para criar fidelidade e uma boa imagem para a sua marca. Lembre-se que, com um passo por vez, a relação com seus potenciais clientes só tende a ficar mais profunda.


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