Porto Alegre apresenta inovação no licenciamento de antenas para tecnologia 5G

Porto Alegre apresenta inovação no licenciamento de antenas para tecnologia 5G

Capital é o primeiro município do país a adotar o sistema automatizado para autorizar a operação de antenas de telecomunicações

André Malinoski

publicidade

O modelo de licenciamento digital para instalação ou renovação de Estações Rádio Base (ERBs) para transmissão de sinais de Internet foi apresentado ontem pela Prefeitura de Porto Alegre. A Capital é o primeiro município do país a adotar o sistema automatizado para autorizar a operação de antenas de telecomunicações.

“A tecnologia só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas. A tecnologia não só qualifica como, para os negócios e a economia do país, ela é imensurável. Hoje, todas as maiores empresas de inovação do mundo são de tecnologia”, destacou o prefeito Sebastião Melo no Paço Municipal. “Uma cidade inteligente só é feita por pessoas inteligentes. Porto Alegre precisa passar por uma profunda transformação digital dentro do governo e fora dele também”, completou posteriormente no lado exterior do Paço, onde foi exibido um protótipo de uma antena de sinal de 5G, instalada em um poste de placa de rua.

O modelo foi desenvolvido pelo Grupo Imobi, detentor da concessão das sinalizações de placas de ruas na Capital, e pela empresa Highline do Brasil, uma das maiores empresas de infraestrutura de antenas do país. Com esta tecnologia, cerca de 42 mil pontos já estão disponíveis para a instalação de antenas 5G na cidade. “Será possível termos antenas em sequência a três metros do chão para garantir o sinal do 5G em toda a cidade”, explica o sócio-fundador da Imobi, Daniel Costa. “Instalações em larga escala vão oferecer capilaridade para as operadoras de telecom e, por consequência, para o cidadão”, diz a diretora comercial da Highline, Carolina Vilela.

Licença 

Porto Alegre é a primeira cidade do Brasil a proporcionar a Licença na Hora para instalação ou renovação de ERBs. Anteriormente, apesar de o pedido ter algumas partes digitais no processo, ainda necessitava da análise de um profissional. A autorização passou a ser automática a partir de agora, com o responsável técnico realizando a solicitação pelo portal, apresentando os documentos e assinando o termo de responsabilidade. A partir disso, o sistema analisa e expede a licença solicitada.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, afirmou durante sua apresentação que o licenciamento digital também “representa para o planejamento urbano menos poluição, porque impacta a cidade com menos papel.” 

O secretário lembrou que a Capital lidera o ranking das Cidades Amigas da Internet, realizado pela Conexis Brasil Digital, como referência nacional no licenciamento de ERBs. “Passamos para o primeiro lugar. Em 2019, 2020 e 2021 ficamos em primeiro”, disse. “Os talentos estarão onde existir qualidade de vida e um bom sinal de Internet”, prevê Germano Bremm. O leilão do 5G está previsto para o início de novembro.

"Inteligência na palma da mão do cidadão"

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, enalteceu o processo digital: “O que estamos entregando é uma modelagem de processos eletrônicos. Isso é inteligência na palma da mão do cidadão. Cidade que não investe em tecnologia não investe no seu cidadão”. Por sua vez, o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, espera que “nos 250 anos de aniversário de Porto Alegre já tenhamos o sinal em todos os lugares da cidade, inclusive nas periferias.”

Luiz Carlos, que ocupa o cargo de coordenador do Pacto Alegre e preside o Conselho de Administração da Procempa, compartilhou a felicidade dos integrantes do Pacto Alegre em saberem que a Capital lidera o ranking no licenciamento de ERBs. Também estiveram no evento outros representantes do Poder Municipal, vereadores, empresários do setor de telecomunicações, fabricantes de antenas, executivos das operadoras de Internet e associações representativas do setor. Os licenciamentos podem ser feitos neste link


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895