Projeto Comprova lança aplicativo para compartilhar verificações e incentivar educação midiática

Projeto Comprova lança aplicativo para compartilhar verificações e incentivar educação midiática

Aplicativo reproduz checagens e oferece dicas para evitar a disseminação de desinformação

Correio do Povo

publicidade

O Projeto Comprova, iniciativa colaborativa de verificação de fatos formada por 43 veículos de comunicação brasileiros, incluindo o Correio do Povo, lançou um aplicativo para celular para ajudar usuários a detectar desinformação.

A primeira versão já está disponível no Google Play Store e na Apple Store. Com ela, os cidadãos poderão acompanhar as verificações publicadas pelo projeto, enviar sugestões de conteúdos suspeitos para verificação e conhecer técnicas para identificação de conteúdos enganosos ou falsos disseminados pelas redes sociais.

A segunda versão, que estará disponível em breve, permitirá aos usuários fazer algumas investigações de imagens com um recurso de busca oferecido pelo aplicativo. A ideia é que professores também possam usar essa funcionalidade para orientar exercícios de checagem com turmas de Educação Midiática. O aplicativo foi desenvolvido pela Vórtigo e contou com apoio e financiamento do Google Brasil. 

Conheça o projeto

O Projeto Comprova, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), é uma coalizão de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar a veracidade de conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais disseminados em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites hiperpartidários.

Desde então, o Comprova já publicou mais de 800 reportagens investigativas e seus profissionais treinaram mais de 5 mil jornalistas e estudantes de jornalismo. Em 2022, participam do projeto 43 organizações de mídia de todas as regiões do Brasil. São sites de notícias, rádios, TVs e jornais que trabalham colaborativamente para minimizar os efeitos da desinformação sobre a pandemia e as eleições presidenciais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895