Rússia enviará em fevereiro nave à ISS para trazer tripulação à Terra

Rússia enviará em fevereiro nave à ISS para trazer tripulação à Terra

Cápsula com astronautas sofreu danos

AFP

publicidade

A Rússia enviará uma nave Soyuz para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 20 de fevereiro, para trazer três astronautas à Terra, dois russos e um americano, depois que a cápsula que deveria transportá-los sofreu danos. A cápsula Soyuz-23, cuja decolagem estava prevista para acontecer em 16 de março com três tripulantes, "será lançada em 20 de fevereiro de 2023, sem passageiros", afirmou a agência espacial russa (Roscosmos) em um comunicado.

Atualmente a bordo da ISS, os astronautas russos Serguei Prokopiev e Dmitri Petelin e o americano Frank Rubio "retornarão à Terra" nessa espaçonave, completa a nota. Mais cedo nesta quarta-feira, a Roscosmos informou que sua cápsula Soyuz, vítima de uma espetacular fuga de refrigerante no mês passado, retornará para a Terra sem tripulação.

"Os especialistas concluíram que a Soyuz MS-22 tem de retornar para a Terra sem tripulação", declarou a agência em um comunicado, confirmando que o vazamento foi causado pelo "impacto" de um pequeno objeto cósmico que deixou um orifício menor do que um milímetro de diâmetro.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895