Reino Unido investiga compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Reino Unido investiga compra da Activision Blizzard pela Microsoft

País está preocupado com impacto da fusão das empresas no mercado britânico

AFP

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O órgão de fiscalização da competição do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira uma investigação sobre a compra da editora de videogames americana Activision Blizzard pela Microsoft, preocupada com seu impacto no mercado britânico. A fusão desses dois gigantes pode levar a uma "redução substancial da concorrência" no país, disse a autoridade britânica de concorrência (CMA).

A Microsoft anunciou em janeiro a compra da Activision Blizzard, editora dos jogos de sucesso "Call of Duty", "World of Warcraft" e "Candy Crush", por US$ 69 bilhões, um recorde do setor. A operação, que será concluída no próximo ano, criará o terceiro maior player do setor de videogames em receita, atrás da empresa chinesa Tencent e da japonesa Sony, fabricante do PlayStation.

A CMA está preocupada que o acordo prejudique os rivais da Microsoft, "uma das três grandes empresas, junto com a Sony e a Nintendo, que dominaram o mercado de consoles de jogos nos últimos 20 anos". De acordo com a autoridade, o grupo fundido pode negar ou reduzir o acesso aos jogos da Activision Blizzard.

Isso "poderia prejudicar os consumidores, reduzindo a capacidade da Sony de competir" e também "outros concorrentes existentes ou potenciais", disse a CMA após investigações iniciais.

Questionada pela AFP, a Microsoft reiterou a intenção de "trabalhar com a CMA", acrescentando que se comprometeu com a Sony, preocupada com a disponibilidade de "Call of Duty", que o jogo estaria disponível no mesmo dia no Xbox e PlayStation.


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