Sonda russa pretende pousar em planeta do Sistema Solar com temperaturas de até 400°C

Sonda russa pretende pousar em planeta do Sistema Solar com temperaturas de até 400°C

Agência espacial do país, Roscosmos, descobriu pista e quer enviar três espaçonaves para Vênus para checar se já houve vida lá

R7

publicidade

A Rússia planeja enviar diversas sondas espaciais para Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol, para fazer um estudo se já houve vida lá em algum momento da história do Sistema Solar.

A agência espacial russa, a Roscosmos, deseja fazer essa pesquisa após descobrir um aminoácido de glicina na atmosfera do planeta. Para isso, os cientistas pretendem coletar amostras do ar e solo da região.

No entanto, os pesquisadores estão com dificuldades em desenvolver um robô capaz de suportar as condições extremas que Vênus apresenta, com temperaturas que podem chegar a 400°C e chuvas de ácido sulfúrico constantes, além de uma espessa camada de gás em sua atmosfera. 

Em parceria com a Academia Russa de Ciências, a Roscosmos quer dividir o programa em três missões diferentes, a começar com o Venera-D, programado para 2029, que terá como objetivo observar melhor a atmosfera do planeta.

A segunda espaçonave, ainda sem nome, está planejada para 2031. Já a terceira, chamada de Venera-V, deve ser lançada em junho de 2034.

Na última quinta-feira (11), a agência espacial fez uma declaração para o jornal Newsflash, afirmando que a fabricação do Venera-D e Venera-V já foi iniciada.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895