SpaceX descobre defeito em privada de cápsula espacial

SpaceX descobre defeito em privada de cápsula espacial

Astronautas que estão na ISS precisarão usar roupas de baixo especiais para voltar à Terra a bordo de uma Crew Dragon

R7

publicidade

Quatro astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e voltarão à Terra nos próximos dias em uma cápsula Crew Dragon não terão um banheiro disponível a bordo do veículo na viagem de volta à superfície. Segundo a Nasa, eles precisarão vestir as roupas de baixo que normalmente são usadas durante lançamentos e caminhadas no espaço.

O comando da missão ainda não determinou quando acontecerá a volta e, por isso, não é possível determinar quanto tempo eles ficarão no ar sem acesso a um banheiro no espaço de 4 metros de largura da Crew Dragon. A primeira missão com uma cápsula do tipo levou 19 horas para pousar, mas a segunda demorou apenas 6.

O tempo de viagem vai depender de fatores como o ponto na órbita terrestre onde a ISS vai estar no momento da volta e o tempo na região do pouso. A Nasa afirmou que trabalha para minimizar o tempo da volta da tripulação, formada pelos astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur, o francês Thomas Pesquet e o japonês Akihiko Hoshide.

A SpaceX descobriu o problema ao inspecionar a privada de outra das cápsulas, depois da missão Inspiration 4 em setembro, que levou 4 pessoas em uma viagem turística de 3 dias. Um tubo usado para levar a urina a um tanque de armazenamento se descolou e causou um vazamento debaixo do piso da nave. O mesmo problema foi encontrado em outra Crew Dragon.

Um dos participantes da Inspiration 4 contou que um alarme soou durante a missão, avisando de um problema no ventilador ligado à latrina. Ele serve para empurrar os dejetos, que ficam suspensos na ausência de gravidade, para dentro do tanque de armazenamento. Como o tubo se descolou, a urina chegou ao sistema de ventilação, que ficou danificado.

A empresa também realizou uma série de testes para determinar se a amônia encontrada na urina poderia danificar ou corroer as peças de alumínio no interior da cápsula. Usando uma câmara para simular a falta de gravidade, os cientistas descobriram que o dano ao material da nave é pequeno e não chega a ameaçar a integridade estrutural.

As próximas cápsulas Crew Dragon serão modificadas para evitar esse problema, mas a nave que já está no espaço, acoplada à ISS até a volta dos astronautas, ainda não pode passar por esse reparo. Uma inspeção mostrou que ela apresenta o mesmo tipo de vazamento que as outras duas. Enquanto não embarca para voltar à Terra, a tripulação ainda usa os banheiros da ISS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895