Telescópio James Webb registra rara estrela prestes a "explodir" em supernova

Telescópio James Webb registra rara estrela prestes a "explodir" em supernova

Estrelas Wolf-Rayet são consideradas algumas das mais luminosas conhecidas, e existem por apenas alguns milhões de anos

R7

Imensa nuvem de gás e poeira foi ejetada por estrela no fim de sua existência

publicidade

O telescópio espacial James Webb continua e registrar imagens impressionantes do espaço. A mais nova delas foi detalhada nesta terça-feira por especialistas da Nasa (agência espacial norte-americana), durante o painel Unfold The Universe (Revelando o Universo), no Texas. A foto mostra a estrela massiva WR 124 prestes a virar uma supernova, a cerca de 15 mil anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário.

Segundo a Nasa, as estrelas Wolf-Rayet (WR) estão entre as "mais luminosas e mais massivas". Na Via Láctea, apenas 500 delas foram catalogadas. A WR 124 tem massa 30 vezes maior que a do Sol, e até agora liberou o equivalente a dez sóis de material, numa mistura de gás e poeira. São essas formações já esfriadas que o telescópio James Webb detectou com seus sensores infravermelhos.

A imagem é considerada rara, uma vez que estrelas se mantém em fases Wolf-Rayet por apenas alguns milhões de anos, o que obriga uma coincidência para dar tempo dos cientistas identificarem o evento e ainda o registrarem com um telescópio.

"A imagem detalhada da WR 124, feita pelo Webb, preserva para sempre um breve e turbulento período de transformação e promete futuras descobertas que revelarão os mistérios há muito ocultos da poeira cósmica", descreve o site da Nasa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895