Tinder deverá compartilhar dados de usuários na Rússia

Tinder deverá compartilhar dados de usuários na Rússia

Legislação foi criada em 2018 determina que plataformas devem fornecer os dados de seus usuários para as autoridades quando solicitados

AFP e Correio do Povo

Atualmente, lista é composta por dezenas de empresas, incluindo a rede social russa Vkontakte

publicidade

O Serviço Federal Russo de supervisão das comunicações, Roskomnadzor, anunciou nesta segunda-feira que o aplicativo de encontros Tinder terá de compartilhar a partir de agora os dados de seus usuários com os serviços de segurança russos, incluindo o FSB. A Roskomnadzor possui uma lista de serviços online ativos no país que devem fornecer os dados de seus usuários para as autoridades, no caso de solicitação neste sentido. O Tinder "foi adicionado a esta lista depois de ter transmitido as informações necessárias, a pedido da Roskomnadzor", tuitou a agência de telecomunicações russa.

A lista foi estabelecida em colaboração com os serviços de segurança conforme uma legislação que entrou em vigor em 2016 e exige que as empresas de mídia social que armazenem dados em servidores localizados na Rússia forneçam as informações às autoridades sob demanda. De acordo com a normativa, o Roskomnadzor será capaz de negar o acesso da rede ao tráfego da Internet se eles não cumprirem os requisitos do departamento ou oficiais de segurança.

Os serviços incluídos no rol são obrigados a compartilhar as chaves de criptografia com as autoridades e manter os dados de seus usuários por seis meses. Atualmente, esta lista é composta por cerca de 175 empresas, incluindo a rede social russa Vkontakte e o maior aplicativo de namoro do país, o Badoo. 

A Rússia emitiu em 2018 uma ordem para proibir o aplicativo de mensagens Telegram depois que ele se recusou a fornecer os dados dos usuários. No verão do mesmo ano, o serviço concordou em transferir informações sobre terroristas para serviços especiais com base em uma decisão judicial.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895