Twitter anuncia que vai tirar o selo azul de contas verificadas antes da compra de Elon Musk
Segundo a plataforma, empresas e perfis pessoais que quiserem a verificação precisarão pagar pela assinatura
publicidade
O Twitter anunciou que vai começar a desativar o selo azul de contas que foram verificadas antes da compra da empresa pelo bilionário Elon Musk. A retirada está programada para começar no dia 1º de abril, e os que possuem o selo hoje (sejam personalidades ou empresas) começaram a receber mensagens com a opção de pagar o Twitter Blue, o plano de assinaturas pagas da plataforma.
On April 1st, we will begin winding down our legacy verified program and removing legacy verified checkmarks. To keep your blue checkmark on Twitter, individuals can sign up for Twitter Blue here: https://t.co/gzpCcwOpLp
— Twitter Verified (@verified) March 23, 2023
Organizations can sign up for https://t.co/RlN5BbuGA3…
A medida, agora oficial, tuítes anteriores de Elon Musk, que critica a verificação "legada" da rede social desde que se tornou dono dela. O bilionário já havia dito que "não há escolha a não ser remover o Blue herdado nos próximos meses".
O tuíte que fez o anúncio carece de clareza, mas dá a entender que indivíduos precisarão se inscrever no programa Twitter Blue, enquanto as empresas vão precisar aderir ao Verified Organizations (Organizações Verificadas).
Os preços não são baratos. O Blue custa R$ 440, quando pago anualmente, ou R$ 42 mensais, caso pago mês a mês, num total de R$ 504. Já o plano empresarial custa US$ 1.000, com adicional de US$ 50 por cada conta adicional da organização — o valor é para os Estados Unidos, mas pode variar para cada região.
Orgãos oficias e governamentais podem se inscrever para ganhar o selo cinza que, até o momomento, não está inserido em planos de assinatura. Uma explicação de todos os selos da rede social pode ser lido na Central de Ajuda.
O site The Verge especula que a medida pode ser uma forma de Elon Musk atingir organizações de mídia e jornalistas — um setor que o bilionário já deixou claro não gostar muito. Anteriormente, a plataforma passou a responder qualquer email de solicitação de imprensa com um emoji de cocô.
Mas a medida pode também resvalar na confiabilidade da própria plataforma junto a anunciantes. Em novembro, após a empresa liberar o selo azul para qualquer conta que pagasse, houve um aumento gigantesco de perfis falsos de empresas que espalharam fake news na rede, o que fez Musk reverter o programa Twitter Blue temporariamente.