Universidade suíça anuncia recorde no cálculo do número Pi

Universidade suíça anuncia recorde no cálculo do número Pi

Cálculo chegou aos 62,8 trilhões de casas decimais

AFP

University of Applied Sciences of the Grisons foi a responsável pelo novo recorde

publicidade

Uma universidade suíça informou nesta segunda-feira que bateu um recorde no cálculo do número Pi, com 62,8 trilhões de casas decimais. Em nota, a Escola Superior de Ciências Aplicadas (HES) do cantão dos Grisões, no leste da Suíça, comemorou ter alcançado este resultado graças a um computador de alto desempenho que trabalhou durante 108 dias e 9 horas.

"É, portanto, quase duas vezes mais rápido do que o recorde estabelecido pelo Google em 2019 e cerca de 3,5 vezes mais rápido que o último recorde mundial, em 2020", observou o boletim. As últimas dez cifras do Pi são "7817924264", disse o HES, garantindo que não revelará o número completo até que seja aprovado pelo Livro dos Recordes do Guinness.

De acordo com o comunicado, o computador da universidade ultrapassou em seus cálculos o último recorde mundial, de 50 trilhões de casas decimais, ao somar 12,8 trilhões de novos números até então desconhecidos.

Pi é o número pelo qual o diâmetro de um círculo deve ser multiplicado para obter sua circunferência e é impossível saber seu valor exato, pois o número de dígitos após a vírgula é infinito. Para o público em geral, Pi é geralmente equivalente a 3,1415927.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895